Oia Notícias Publicidade 728x90
09/08/2021 às 17h58min - Atualizada em 09/08/2021 às 17h58min

Deslizamento de aterro é registrado dentro de mineradora em Sarzedo, na Grande BH

Um escorregamento de aterro foi registrado próximo a uma barragem da mina Engenho Seco na tarde desta segunda-feira (9) em Sarzedo

foto: Corpo de Bombeiros/ divulgação
Informações circuladas em redes sociais sobre possível rompimento de barragem não são verdadeiras. As imagens de um possível estouro de barragem que ganharam as redes sociais nesta segunda-feira (9/8) não mostram um novo rompimento, afirmou a empresa Itaminas, responsável pela extração de minério de ferro em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sarzedo (Compdec), o deslizamento ocorreu por volta das 11h30 em uma obra de infraestrutura da empresa Itaminas e não há registro de vítimas. A obra não está localizada próximo a barragens. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma obra de filtragem para melhorias na estrutura acontecia no instante do escorregamento. Militares estão no local para realizar uma vistoria. 

“Havia a princípio a informação de um rompimento de barragem, contudo, no local o que constatamos e que foi passado pelos engenheiros, eles estavam realizando uma obra de remoção de solo, juntamente com sistema de drenagem, em um aterro e houve um escorregamento em uma área bem limitada da empresa. Não houve nenhuma situação que atingisse a barragem que está localizada a aproximadamente um quilometro do local onde ocorreu o fato” afirmou o Tenente Jader do CBMMG. 

A Itaminas, mineradora onde aconteceu o deslizamento, disse em nota que o evento se trata de um escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantém os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos. A empresa afirmou ainda que todas as medidas corretivas estão sendo tomadas.

Informações iniciais davam conta que um talude havia se rompido próximo a uma barragem de água da mina Engenho Seco, em Sarzedo. Mas a Itaminas, empresa de mineração que atua no município, negou o rompimento. 

Leia a nota da Itaminas na íntegra: 


A Itaminas comunica que as informações circuladas em redes sociais sobre um possível rompimento de barragem não são verdadeiras. 

O evento trata-se de um escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantém os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos. 

Todas as medidas corretivas estão sendo tomadas.

Veja o vídeo que circula nas redes sociais.




Esta matéria está em atualização. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp