Oia Notícias Publicidade 728x90
15/03/2022 às 00h02min - Atualizada em 15/03/2022 às 00h02min

América garante classificação histórica e vai à fase de grupos da Libertadores

Depois do empate em 0 a 0 no tempo normal, Coelho leva a melhor diante do Barcelona de Guayaquil nos pênaltis e avança no principal torneio do continente

O América alcançou feito histórico na noite desta terça-feira (15), ao superar o Barcelona de Guayaquil-EQU em pleno estádio Banco Pichincha, e garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Em sua primeira participação no principal torneio do continente, o Coelho, a partir de agora, entra para o seleto grupo dos 32 clubes sul-americanos que vão brigar pela “glória eterna”. A façanha desta noite no Equador é um dos passos mais brilhantes dos 109 anos de fundação do alviverde, naquela que tem sido considerada a temporada de ouro da história do clube.

Com o empate em 0 a 0 no jogo do Independência, quem vencesse o confronto no tempo normal em Guayaquil garantiria a vaga. No entanto, as equipes repetiram a igualdade sem gols no tempo normal, com destaque para o goleiro Jailson que, por pelo menos cinco vezes, evitou  a vantagem equatoriana e foi o melhor em campo. Na cobrança de penalidades, deu Coelho por 5 a 4. Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura. Para o Barcelona, marcaram Piñatares, Byron Castillo, Emmanuel Martínez e Damián Díaz. Leonel Quiñoez parou em Jailson.

Na segunda fase, a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Santos havia eliminado o Guaraní-PAR. Após perder no Horto por 1 a 0, levou a melhor no Defensores del Chaco por 3 a 2 no tempo normal e conseguiu avançar ao fazer 5 a 4 na disputa de pênaltis.

Além da vaga, o Coelho vai embolsar 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) como premiação. O Barcelona, por sua vez, deixa a Libertadores e vai disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Com a classificação assegurada, o América volta a campo no sábado (19), quando se despede do Campeonato Mineiro, contra o Tombense, às 16h30, no Independência, pela 11ª e última rodada da fase classificatória. Em sexto lugar, com 14 pontos, o Coelho não tem mais chance de ir à semifinal do Estadual.

FICHA TÉCNICA

BARCELONA-EQU 0 (4) x  0 (5)  AMÉRICA

Local: Estádio Banco Pichincha, em Guayaquil (Equador)

Cartões amarelos: Adonis Preciado (Barcelona); Éder, Lucas Kal (América);

Árbitro: Patricio Loustau (ARG)

Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG)

BARCELONA-EQU: Burrai; Byron Castillo, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Leonal Quiñonez; Leonai (Molina), Piñatares, Erik Castillo (Adonis Preciado), Emmanuel Martínez e Cortez (Damián Díaz); Mastriani (Garcés). Técnico: Jorge Célico

AMÉRICA: Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal (Índio Ramírez), Juninho (Juninho Valoura) e Alê (Zé Ricardo); Everaldo (Felipe Azevedo), Wellington Paulista e Pedrinho (Conti). Técnico: Marquinhos Santos



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp