Oia Notícias Publicidade 728x90
19/12/2022 às 10h37min - Atualizada em 19/12/2022 às 10h37min

Aeroportos registram filas com a paralisação de pilotos e comissários

Atrasos em SP começam a impactar voos em Confins nesta manhã

Pilotos e comissários de aviões fazem uma paralisação no início da manhã desta segunda-feira (19). A greve ocorre das 6h às 8h, nos aeroportos de Confins, Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília e Fortaleza.

Até ás 7h, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins, registrou apenas o cancelamento de dois voos da Operadora Azul, que sairiam às 08h10 da manhã, com destino à Vitória e outro às 08h25, com destino à Varginha, Sul do estado.

No Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, houve atraso em pelo menos três decolagens. Uma com destino ao Recife e outra para Fortaleza, ambas da Operadora GOL, com saídas que estavam previstas para às 06h45. O voo da GOL com destino a Porto Seguro que decolaria às 07h25 deve iniciar viagem após às 8h.

De acordo com o G1 Filas se formaram nos aeroportos do Rio no início desta manhã.

O painel não mostra atrasos ou cancelamentos no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Já o Terminal de Viracopos em Campinas registrou uma decolagem cancelada: o voo da Azul que sairia às 06h20 da manhã com destino a Navegantes, em Santa Catarina.

O Terminal Internacional de Brasília registrou, até às 8h, apenas um atraso agora com o voo que decolaria às 07h45 com destino a Congonhas em São Paulo, sob responsabilidade da GOL. Previsão agora é que que a decolagem aconteça em instantes.

No Aeroporto do Galeão, outro atraso foi registrado. Voo da GOL com destino a Porto Seguro, decolaria às 07h25. Deve decolar em instantes também.

Reinvindicação

Ontem (18), pilotos e comissários de bordo rejeitaram em assembleia a proposta feita por empresas aéreas. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,4% dos 5.767 participantes da reunião não aceitaram o acordo.

As empresas propõem reajuste salarial pelo INPC, além de adicional de 0,5% para repor perdas inflacionárias, e a inclusão de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que permita a compra de folgas dos tripulantes.

O sindicato reivindica que, além do aumento pelo INPC, o salário receba adicional de 5% para compensar perdas de 10% nos dois anos de pandemia. Os trabalhadores também exigem que as empresas respeitem as escalas de folga dos tripulantes e não programem jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voo.

As reivindicações são baseadas no alto valor das passagens aéreas e na melhora da situação financeira das empresas, de acordo com o SNA.

Em nota, a BH Airport informou que possui um plano de contingência com as empresas aéreas e as autoridades aeroportuárias.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp