Oia Notícias Publicidade 728x90
24/04/2023 às 09h16min - Atualizada em 24/04/2023 às 09h16min

Congresso se reúne na quarta com expectativa para criar CPMI do 8 de janeiro

Após episódio envolvendo ministro do GSI no Palácio do Planalto, governo passou a endossar investigação dentro do Congresso

 

Na próxima quarta-feira (26), está prevista a reunião do Congresso Nacional para a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. A abertura do colegiado foi adiada por um acordo entre o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os líderes de partidos e o governo federal.

Na última semana, a divulgação de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, mostrando o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, em meio aos invasores, reforçou a pressão da oposição pela abertura da CPMI. Os deputados e senadores contrários ao governo Lula afirmam que as imagens evidenciam a omissão do governo federal durante a invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes.

O governo federal, que antes era relutante em apoiar as investigações no Parlamento, passou a defender a abertura da CPMI para evitar que a oposição crie mecanismos para pautar o debate sobre o assunto. Enquanto isso, em visita oficial a Portugal, o presidente Lula se isentou do assunto e afirmou que a criação da comissão é uma decisão do Congresso Nacional.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp