Oia Notícias Publicidade 728x90
02/12/2020 às 12h49min - Atualizada em 02/12/2020 às 12h49min

Obra da VALE de reforço da barragem de Macacos MG utiliza caminhões caçamba não tripulados.

Técnicos supervisionam todo o processo a quilômetros de distância dos caminhões.

A vale iniciou o processo de descaracterização da barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, em Macacos, município de Nova Lima (MG). A finalidade da intervenção é aumentar a segurança das comunidades que estão localizadas próximas à estrutura. Ao final das obras, a barragem deixará de ter um reservatório e não funcionará mais como uma barragem de mineração, sendo reintegrada ao meio ambiente.

Nessa fase inicial, serão removidos 222 mil metros cúbicos de material de uma pilha de estéril que fica a montante da barragem. Essas obras têm duração prevista de seis meses. Para realizar a remoção da pilha serão utilizados equipamentos não tripulados, garantindo, assim, que os trabalhadores atuem em segurança, fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem.

Os caminhões autônomo utilizam sistema de geolocalização. Graças ao navegador GPS de alta precisão, a margem de erro é de 2,5 centímetros. Isso faz com que o caminhão mantenha sempre a trajetória entre as filas de plantas, separadas por “ruas” com cerca de 90 cm de largura.

Segundo a Vale, parte da equipe foi submetida a cursos de capacitação e aproveitada na gestão e controle desses equipamentos autônomos. Eles supervisionam todo o processo a quilômetros de distância dos caminhões. 

Vídeo divulgado nas mídias sociais


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp