Oia Notícias Publicidade 728x90
11/08/2023 às 11h12min - Atualizada em 11/08/2023 às 11h12min

Equipe do SAMU de Sete Lagoas, realiza parto domiciliar com sucesso em atuação humanizada

Os socorristas realizaram o parto em uma residência no bairro Progresso em Sete Lagoas

Equipe do Samu com a mães Letícia, o pai Fabrício e a opequena Maria

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), ligada à Secretaria Municipal de Saúde, protagonizou um notável feito ao realizar um parto dentro de uma residência. O cenário era o bairro Progresso, onde a equipe da unidade USB-072 foi chamada para intervir devido a uma gestante em estágio avançado de trabalho de parto.

Ao se depararem com a iminência do nascimento, os profissionais do SAMU perceberam que o tempo para transportar a parturiente até uma unidade de saúde seria insuficiente. Imediatamente, a USA-07 foi acionada e todas as providências foram tomadas para a realização do parto no próprio domicílio, em um ato de urgência e humanização.

Sob a liderança da médica Dra. Mariana Reis, a equipe do SAMU conduziu com destreza e habilidade todo o processo do parto, incluindo a avaliação inicial, o cuidado com o cordão umbilical e os procedimentos pós-parto. O momento foi carregado de emoção para o casal, que pôde vivenciar o nascimento de seu primogênito de forma única e participativa. O pai, Fabrício, acompanhou o evento lado a lado com os profissionais de saúde, testemunhando o nascimento de sua filha.

O choro do recém-nascido encheu a sala no primeiro instante após o parto. Devidamente protegida, a bebê foi envolvida por uma manta e entregue aos braços da mãe, Letícia, que se encontrava em condições estáveis. Ambas foram então encaminhadas para a maternidade do Hospital Nossa Senhora das Graças, onde permanecem internadas e passam bem.

"Hoje, fomos convocados para um atendimento extraordinário. A equipe do SAMU sempre se mantém pronta para as mais diversas circunstâncias. Nasceu Maria! Um parto realizado com humanização, delicadeza e assistência, no ambiente familiar. Uma mãe amparada e segura. Embora o trabalho no SAMU sempre me apaixone, prestar auxílio em um parto, a essa família e segurar um bebê nos braços foi uma experiência maravilhosa! Minha sincera homenagem a toda equipe que atuou de maneira excepcional", relatou com emoção a Dra. Mariana Reis, médica do SAMU.

A equipe do SAMU Sete Lagoas, responsável pela ocorrência, destacou a importância de intervenções em situações emergenciais, especialmente em contextos de alto risco e complexidade. A agilidade, a competência técnica e o atendimento humanizado demonstrados nesse episódio foram vitais para assegurar a segurança da gestante e do recém-nascido, enfatizando a relevância desse serviço de urgência à comunidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp