Médico abandona competição de Mountain Bike para socorrer adversários
Médico acabou chegando em último lugar, mas ficou em primeiro com sua humanidade
A cultura do cuidado com a Saúde, sempre acompanha os profissionais da área, mesmo em momentos de descanso ou lazer. Quem tem “conhecimento de causa” sobre esse assunto é o médico Hans Saborio, 40 anos, que atua em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Campo Grande, mas que neste domingo (16) resolveu tirar um dia de lazer com a namorada, a empresária Naína Dibo, e se aventurar em uma competição de mountain bike no distrito de Piraputanga, no município de Aquidauana. No entanto, acabou com o ciclista atuando como médico durante o circuito entre as trilhas e socorrendo seus adversários.
O médico contou que, durante o percurso, se deparou com um ciclista que havia caído e precisava de socorro, pois se feriu gravemente na face, ficando inconsciente. Hans não pensou duas vezes em parar para realizar os primeiros-socorros, até a chegada da equipe médica que estava de plantão no evento.
Primeiro paciente em segurança, o profissional seguiu seu caminho, mas aí se deparou com outro ciclista precisando de ajuda, já que durante o percurso dentro de uma fazenda, levou uma chifrada de um boi. Lá vai o médico parar e socorrer mais um “paciente” na competição.
Quando Hans achou que ia conseguir seguir na competição normalmente, uma competidora precisou de ajuda durante o percurso, já que devido ao esforço físico que a prova exige, passou mal. O médico mais uma vez socorreu a mulher e ficou com ela até a chegada da equipe de apoio.
Devido a todo o socorro prestado durante o circuito, Hans conseguiu chegar à linha de chegada após 5 horas do início da competição, sendo o último da sua categoria, mas ganhou uma linda homenagem da organização do evento na hora da premiação, pois mesmo o Desafio de Mountain Bike tendo todo o suporte adequado com profissionais para atender possíveis acidentes de percursos, o instinto de ajuda ao próximo do médico falou mais alto e ele preferiu servir ao próximo do que competir.
Quando questionado sobre a homenagem que recebeu por sua atitude altruísta, Hanzel foi humilde. "Primeiro, que nunca fiz nada com pretensões de reconhecimento, pois simplesmente faço o que meu coração manda. Acredito na frase que Jesus falou: 'Eu vim para servir e não para ser servido'. O mundo precisa de mais amor e empatia, se colocar no lugar do outro, pois hoje é outra pessoa e amanhã posso ser eu."
Hans Saborio também foi um dos voluntários que prestou atendimento às vítimas da enchente que ocorreu no estado do Rio Grande do Sul.