Polícia Militar de Minas Gerais intensifica operação contra "rolezinhos do grau" em todo o estado
Balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (26) tem 520 inabilitados autuados e cerca de quatro mil autos de infração de trânsito lavrados.
Na última segunda-feira (23), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deu início a uma operação de combate aos "rolezinhos do grau", que já resultou na autuação de mais de 500 pessoas inabilitadas e na retirada de circulação de cerca de mil motocicletas. O balanço parcial, divulgado nesta sexta-feira (26), também contabiliza 126 prisões, 19 apreensões, aproximadamente 4 mil Autos de Infração de Trânsito (AITs) lavrados, além da apreensão de drogas, munições e armas de fogo. Nove veículos foram recuperados durante a operação.
Entre as ações planejadas pela PM, estão o monitoramento de redes sociais pelo serviço de inteligência e o uso de aeronaves para identificar locais de possíveis aglomerações para a prática dos chamados rolezinhos. Esta modalidade, que representa riscos graves à segurança pública, afeta moradores, pedestres e condutores, além de provocar perturbação de sossego e transtornos urbanos.
A operação abrange tanto as áreas urbanas quanto as rodovias estaduais e federais sob a responsabilidade da PMMG. A major Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar, destaca que o foco não é a pessoa que usa a motocicleta como instrumento de trabalho, mas sim aqueles que a utilizam para transgredir normas e cometer crimes.
“O ‘rolezinho’, normalmente organizado pela internet, é um aglomerado de pessoas que fecham vias com intuito de praticar manobras perigosas que geram riscos e perturbam a sociedade de bem, sendo uma prática que, infelizmente, não acontece só em Minas Gerais. E para proteger a população, a Polícia Militar se antecipou e lançou a operação em todas as regiões do estado”, explica a major Layla.
As penalidades relacionadas à prática estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo, inclusive, configurar crime de trânsito. A PMMG reforça que continuará monitorando e atuando para garantir a segurança e o bem-estar da população mineira.