Vereador Alber Enfermeiro participa de reunião em Brasília importante sobre a PEC 19

O vereador defende PEC 19 para garantir jornada de 30 horas e reajuste salarial

Por
3 Min

Na última quarta-feira, 14 de maio de 2025, a Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem. O evento, que contou com a participação do vereador Alber Enfermeiro, de Mobilisa, foi marcado por um tom de luta e mobilização. Lideranças e deputados, em discursos alternados, reforçaram a urgência da regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais e do reajuste do piso salarial da categoria. Milhares de enfermeiros, técnicos e auxiliares ecoaram essas demandas, tanto no plenário quanto nas redes sociais.

O vereador Alber Enfermeiro destacou a necessidade de ações concretas para a valorização da Enfermagem. “É preciso que o governo federal e os demais entes federados cuidem da Enfermagem. O parlamento precisa assumir o compromisso de aprovar a PEC 19 no menor espaço de tempo, para valorizar e dar dignidade aos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Tenho orgulho de ser um profissional da categoria. Sempre estaremos à frente dessa luta”, declarou.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19 vincula o piso salarial dos profissionais de Enfermagem a uma jornada de 30 horas semanais e prevê reajustes anuais com base na inflação do ano anterior. A pressão pela aprovação da proposta ganhou força durante a Semana da Enfermagem, celebrada entre 12 e 20 de maio, período em que a categoria intensifica suas mobilizações por melhores condições de trabalho e reconhecimento.

A sessão solene reforçu o papel essencial dos profissionais de Enfermagem, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia. As reivindicações por melhores salários e jornadas de trabalho adequadas seguem no centro do debate, com a expectativa de que o Congresso Nacional priorize a votação da PEC 19 para atender às demandas da categoria.

Leia Também


Notícias Relacionadas »