Uma intensa onda de frio, apelidada de “onda polar” pelo Climatempo, está prestes a atingir o Brasil a partir desta terça-feira (27), trazendo o que pode ser o primeiro grande frio de 2025. Com o solstício de inverno se aproximando, marcado para 20 de junho, a previsão é de que as temperaturas despencem significativamente em várias regiões do país, podendo até quebrar recordes de baixa temperatura.
Segundo o Climatempo, a “onda polar” será dividida em duas partes:
Impactos Esperados
A previsão indica que o frio será mais intenso nos primeiros dias de junho, com potencial para recordes de baixa temperatura em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até em partes da região Norte. Até o momento, a menor temperatura registrada em 2025 foi de -3,2°C, em São Joaquim (SC), na região dos Caminhos da Neve, no dia 22 de maio. Meteorologistas alertam que esse recorde pode ser superado.
Enquanto esta segunda-feira (26) ainda será marcada por calor e tempo abafado, a mudança brusca está prevista para terça-feira, quando a frente fria começará a alterar o padrão climático.
Condições no Sudeste e Centro-Oeste
Nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o tempo deve permanecer seco, com predomínio de sol, mas com um alerta para a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30%. Já no Espírito Santo, há previsão de pancadas de chuva isoladas.
Com a chegada dessa “onda polar”, a recomendação é que a população se prepare para o frio intenso, especialmente nas regiões mais afetadas. Casacos, cobertores e aquecedores serão aliados indispensáveis nos próximos dias, enquanto o Brasil se prepara para enfrentar temperaturas que podem marcar o inverno de 2025.