A ação, que ocorreu no dia 29 de janeiro, foi desencadeada após denúncias de irregularidades ambientais no local conhecido como Aterro dos Perrelas. Equipes do 7º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente / 4º Grupamento de Morada Nova de Minas deslocaram-se até a represa e constataram a prática de pesca em período proibido, no chamado defeso da piracema, assim como o uso de equipamentos ilegais – como redes de emalhar, tarrafas e fisga metálica.
No total, foram apreendidas nove redes de pesca, duas tarrafas e uma fisga metálica, além dos peixes retirados de forma irregular. A legislação ambiental veda esse tipo de prática nesse período justamente para proteger o ciclo reprodutivo das espécies aquáticas. Especialistas apontam que a recuperação das populações de peixes depende justamente do respeito a esses períodos de defeso, que são fundamentais para a preservação da biodiversidade local.
Segundo a corporação, o pescado apreendido passou por avaliação de um médico veterinário, que atestou condições adequadas para consumo humano. Em seguida, os peixes foram doados à Vila Vicentina de Paineiras, garantindo que o alimento beneficie a comunidade e evitando o desperdício.
Os três homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Abaeté, onde foram tomadas as devidas providências legais cabíveis. A ocorrência segue sob investigação e outros desdobramentos podem ocorrer conforme apuração das autoridades.
📲 Acompanhe mais notícias de Sete Lagoas e região no portal Oia Notícias. Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/oianoticias