Em visita às obras do Hospital Regional de Sete Lagoas, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizou nesta segunda-feira (9/2) uma vistoria ao canteiro de obras da unidade, reforçando o compromisso da atual gestão com a retomada e conclusão dos hospitais regionais no estado. A expectativa é que a próxima agenda no local marque a inauguração da unidade, que representa um avanço significativo para a saúde da região Central do estado.
Com investimentos de cerca de R$ 166 milhões, sendo R$ 89 milhões destinados à obra e R$ 77 milhões para aquisição de equipamentos, o Hospital Regional de Sete Lagoas deve beneficiar diretamente mais de 640 mil pessoas em 35 municípios da macrorregião de Saúde Centro, entre eles Sete Lagoas, Curvelo, Três Marias, Abaeté e paraopeba.
O governador enfatizou que, com a conclusão da unidade, a necessidade de transferências de pacientes para Belo Horizonte deverá se tornar exceção. “Este hospital vai revolucionar a saúde da região. A população não precisará se deslocar para Belo Horizonte em busca de atendimento. É um hospital que passa a contar com UTIs adultas e infantis, e o que nós queremos é isso: a saúde perto da casa do mineiro”, afirmou Romeu Zema.
Atualmente, cerca de 80% das obras já foram executadas, e a previsão é de que a unidade seja entregue até o final deste ano, com múltiplas frentes de trabalho atuando para cumprir o cronograma com qualidade técnica.
A estrutura do hospital foi projetada para oferecer atendimento de média e alta complexidade em áreas como cardiologia, neurologia, pediatria, ortopedia e neurocirurgia. A unidade contará com 226 leitos, sendo 176 de internação, 40 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica, além de pronto atendimento com 27 leitos e sete consultórios.
A obra, que estava paralisada desde 2015, foi retomada em 2023 com recursos provenientes do Acordo Judicial de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público e a mineradora Vale para reparar os impactos sociais e econômicos do rompimento das barragens na região.
O Hospital Regional de Sete Lagoas integra um pacote de cinco unidades estratégicas que o Governo de Minas prevê concluir até o fim de 2026, juntamente com hospitais regionais em Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Teófilo Otoni, ampliando o atendimento hospitalar para milhões de mineiros.
📲 Acompanhe mais notícias de Sete Lagoas e região no portal Oia Notícias. Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/oianoticias