Dois trabalhadores morreram após serem soterrados durante um deslizamento de terra em uma área de garimpo ilegal na zona rural de Santo Hipólito, na região Central do estado. O caso foi registrado no distrito de Nossa Senhora da Glória.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o acidente aconteceu na tarde de sexta-feira (27), quando três homens realizavam escavações manuais na base de um talude. Durante o trabalho, parte do terreno cedeu, provocando o soterramento das vítimas.
Dois trabalhadores, de 36 e 55 anos, naturais de Curvelo, morreram ainda no local. Um terceiro homem conseguiu ser retirado com vida por colegas antes da chegada do resgate e foi encaminhado para atendimento médico.
As equipes de resgate enfrentaram dificuldades devido ao difícil acesso à área. Após os trabalhos da perícia, os corpos foram removidos pelos bombeiros.
Segundo informações preliminares, há indícios de que o solo já havia sido remexido anteriormente por máquinas, possivelmente uma retroescavadeira, o que pode ter contribuído para a instabilidade do terreno e o consequente deslizamento.
A Polícia Militar de Minas Gerais informou que os trabalhadores atuavam em atividade de garimpo no momento do acidente. Durante a ocorrência, um homem que estava nas proximidades fugiu ao perceber a chegada dos policiais e ainda não foi localizado.
Diante da suspeita de exploração ilegal, a Polícia Ambiental também foi acionada. O proprietário da fazenda afirmou não ter autorizado qualquer atividade de garimpo no local. A Polícia Civil de Minas Gerais realizou perícia na área, e o caso será investigado para apurar as circunstâncias do deslizamento e possíveis irregularidades na exploração mineral.
O acidente reforça os riscos associados ao garimpo ilegal, prática que além de causar impactos ambientais, expõe trabalhadores a condições extremamente perigosas.