Em Minas Gerais, o ar polar chegou ao Triângulo Mineiro e ao Sul de Minas ainda na tarde de domingo (10), iniciando a redução das temperaturas. A previsão indica dias de frio moderado a forte entre esta segunda (11) e terça-feira (12), com madrugadas geladas também nos dias 13 e 14 de maio.
Segundo a previsão meteorológica, as tardes devem voltar a ficar mais agradáveis e até um pouco quentes a partir da quarta-feira (13), conforme a massa de ar frio perde intensidade e se desloca em direção ao oceano.
A Zona da Mata Mineira também deve sentir os efeitos da frente fria entre os dias 11, 12 e 13 de maio. Já na Grande Belo Horizonte, o resfriamento será mais moderado, especialmente entre segunda e terça-feira.
No restante do Sudeste, São Paulo deve registrar temperaturas próximas dos 10°C em diversas regiões, incluindo a Grande São Paulo, com possibilidade de marcas ainda menores no interior paulista. Há ainda baixo risco de geada no oeste e sul do estado entre os dias 11 e 12 de maio.
No Rio de Janeiro, o frio avança por todo o estado, alcançando tanto a capital quanto a região serrana, também com maior intensidade no início da semana.
A massa de ar polar de origem continental é considerada mais intensa porque se desloca pelo interior da América do Sul, permitindo que o ar gelado avance com mais força sobre o Brasil e mantenha as baixas temperaturas por mais tempo. Essa condição aumenta inclusive o potencial para formação de geadas em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Além do Sudeste, a onda de frio também atinge estados das regiões Sul e Centro-Oeste. Há previsão de temperaturas abaixo de 0°C no Sul do país e registros entre 0°C e 5°C em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em estados como Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os termômetros devem variar entre 10°C e 15°C nos períodos mais frios.
A tendência é de elevação gradual das temperaturas a partir da quarta-feira (13), principalmente durante as tardes, marcando o enfraquecimento da primeira grande onda de frio do ano.