Mineira faz história e conquista pela primeira vez a Volta Internacional da Pampulha

Por
3 Min

Pela primeira vez em 26 edições, uma atleta nascida em Minas Gerais é a campeã da Volta Internacional da Pampulha. Amanda Aparecida de Oliveira, de Mercês, na Zona da Mata, cruzou a linha de chegada neste domingo (7/12) com o tempo de 1h07min05s e entrou para a história da tradicional prova de 18 km ao redor do lago mais famoso de Belo Horizonte.

Aos 31 anos, Amanda já era figurinha carimbada no pódio da Pampulha: duas vezes vice-campeã, uma terceira colocação e uma quinta posição nas quatro participações anteriores. Na quinta tentativa, porém, o sonhado título veio acompanhado de muita emoção.

“É uma emoção que não cabe no peito. A Pampulha representa muito pra mim, porque é Minas, e eu sou de Minas. Levar essa vitória pra casa é um orgulho imenso para a minha família, para o meu treinador e para todos que acreditam no meu potencial”, declarou a campeã, ainda ofegante e com lágrimas nos olhos, logo após receber a medalha.

O segredo da vitória, segundo ela, foi a preparação específica para as temidas subidas do percurso. “Foi duro e doloroso, mas valeu a pena. No final, achei que não ia dar mais, mas falei que acreditaria até o fim. Treinei subida, e essa subida me ajudou a ser campeã”, revelou Amanda, que destacou o trabalho intenso nos últimos meses.

A diferença para as adversárias foi mínima. A queniana Naum Jep Chirchir terminou apenas um segundo atrás, com 1h07min06s, e ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar foi de outra queniana, Viola Jelagat, que completou a prova em 1h07min15s.

Pódio feminino – 26ª Volta Internacional da Pampulha 1º Amanda Aparecida de Oliveira (BRA/MG) – 1h07min05s 2º Naum Jep Chirchir (QUE) – 1h07min06s 3º Viola Jelagat (QUE) – 1h07min15s

Além do troféu e da glória de ser a primeira mineira campeã, Amanda levou para casa R$ 4.000 em premiação em dinheiro, além de produtos oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Com o resultado, a atleta de Mercês quebra um jejum de 26 anos e coloca Minas Gerais, definitivamente, no topo de uma das corridas de rua mais tradicionais e disputadas do Brasil. “Essa vitória é de todo mineiro que acredita no nosso atletismo”, finalizou a nova rainha da Pampulha.

Leia Também


Notícias Relacionadas »