Dezembro Laranja 2025 reforça luta contra câncer de pele e ganha apoio de vereador em Sete Lagoas
Campanha nacional promove atendimento gratuito em 13 de dezembro e alerta para números preocupantes: 33% dos cânceres no Brasil são de pele e 54% dos brasileiros nunca foram ao dermatologista
O Dezembro Laranja 2025, campanha anual da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), chega com o lema “Autocuidado é o primeiro passo para prevenir o câncer de pele”. A iniciativa lembra que o tumor cutâneo é o tipo mais frequente no país, respondendo por cerca de 33% de todos os diagnósticos de câncer, segundo dados do Ministério da Saúde.
No próximo sábado, 13 de dezembro, das 9h às 15h, mais de 2 mil médicos dermatologistas voluntários realizarão o tradicional Dia do Atendimento Gratuito em mais de 100 postos espalhados por todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 1999, a ação já ofereceu mais de 600 mil consultas gratuitas e identificou mais de 75 mil casos de câncer de pele.
Os números da campanha de 2024, que atendeu 18 mil pessoas, continuam preocupantes: 62,51% dos participantes declararam se expor ao sol sem qualquer proteção, e apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar com regularidade.
A dificuldade de acesso ao dermatologista agrava o cenário. Pesquisa recente do Instituto Datafolha revela que 90 milhões de brasileiros – o equivalente a 54% da população adulta – nunca consultaram um especialista em pele.
Sete Lagoas institui educação preventiva nas escolas
Em meio ao cenário nacional, Sete Lagoas (MG) dá um passo pioneiro. A Câmara Municipal aprovou, em dois turnos e com emenda, o Substitutivo nº 01/2025 ao Projeto de Lei nº 237/2025, de autoria do vereador Alber Enfermeiro (Mobiliza). O texto, já com redação final, torna obrigatória a promoção de ações educativas sobre os riscos da exposição solar excessiva e prevenção do câncer de pele em todas as escolas públicas e privadas do município.
A lei prevê palestras, oficinas, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos, com foco em crianças, adolescentes, pais e professores. As atividades deverão incentivar o uso de protetor solar, chapéus, roupas adequadas e outras medidas de fotoproteção durante atividades ao ar livre. As ações poderão ser articuladas preferencialmente com a Secretaria Municipal de Saúde, universidades e entidades dermatológicas, respeitando a autonomia de cada unidade escolar.
“Sete Lagoas tem um índice alto de radiação solar durante quase todo o ano. Levar essa conscientização para dentro das escolas é uma forma eficaz de proteger nossas crianças e adolescentes desde cedo e criar uma cultura de prevenção que vai beneficiar gerações”, afirmou o vereador Alber Enfermeiro, autor da proposta.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia celebra a iniciativa mineira e reforça que a prevenção começa na infância: quanto mais cedo os hábitos de fotoproteção são adotados, menor o risco de desenvolver câncer de pele na vida adulta.
Leia Também- Operação policial em Sete Lagoas termina com prisão por tráfico e apreensão de drogas em casa com criança de 3 anos
- Homem de 25 anos é morto a facadas após briga no Centro de Corinto
- Motociclista embriagado ignora blitz e atropela dois policiais rodoviários em Curvelo
- Motorista de aplicativo é rendido com faca e tem carro jogado contra ônibus em assalto em Sete Lagoas
- Professora de 26 anos tem 60% do corpo queimado pelo ex-namorado em São Tomé das Letras
- WhatsApp começa a cobrar por envio de mensagens em listas de transmissão
- Cantor Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó, morre em acidente após show