Oia Notícias Publicidade 728x90
13/12/2021 às 11h07min - Atualizada em 13/12/2021 às 11h07min

​90% dos brasileiros apoiam o cancelamento do carnaval em 2022

Entre os evangélicos, o percentual é ainda maior e sobe para 93%. Apenas 9% querem a folia liberada (3% não responderam).

A variante Ômicron da covid-19 pôs a folia do carnaval de 2022 em cheque e a maioria dos brasileiros concorda com o cancelamento da festa no ano que vem, aponta uma pesquisa inédita da Quaest. Ela foi feita em todo o Brasil entre os dias 2 e 5 de dezembro e constatou que 88% dos entrevistados são a favor de se proibir o carnaval no próximo ano. A informação é do Lauro Jardim. 

Entre os evangélicos, o percentual é ainda maior e sobe para 93%. Apenas 9% querem a folia liberada (3% não responderam).

A dois meses e meio do carnaval de 2022, a maioria das capitais do Brasil ainda não se definiu quanto à realização do evento. Em pelo menos 19 cidades e no Distrito Federal, as gestões afirmam que essa decisão será tomada no futuro, mas evitam até estipular um prazo final. 

Um exemplo é Salvador, que tem um dos maiores carnavais de rua do país. Apesar das cobranças de entidades ligadas à realização da festa, não há qualquer expectativa de quando um anúncio será feito. A assessoria de comunicação da prefeitura da capital baiana disse apenas que a administração municipal solicitou uma audiência com o governo do estado para discutir o assunto.

Em Minas o tema será debatido em janeiro

Depois de comemorar os índices epidemiológicos da pandemia em Minas Gerais e ainda lembrar dos benefícios econômicos trazidos pelo Carnaval aos municípios, o governador Romeu Zema (Novo) passou a ter uma postura mais incerta com a festa. Isso por conta da nova variante e também dos impactos que podem ser trazidos pelos eventos de fim de ano. "É uma preocupação sim, o secretário de Saúde (Fábio Baccheretti) e sua equipe estão acompanhando a evolução da vacinação e indicadores", disse na última semana.

Conforme Zema, a definição no estado só deve sair em janeiro, a pouco menos de dois meses para o início da festa. A expectativa do estado é, até lá, ter imunizado mais de 90% da população mineira, o que poderia garantir uma segurança maior. "Teremos que analisar também a nova variante. Mas, já adianto que, como quase todo o Estado está na Onda Verde, se continuar assim, caberá aos prefeitos de cada cidade definir se terão festas ou não", finalizou.

Pesquisa do Instituto DATATEMPO mostra a opinião dos mineiros sobre a realização da festa

Prefeituras devem apoiar o evento?
Sim - 9,8%
Não - 89,2%
Não respondeu - 1%

Caso a prefeitura apoie, pretende ir a blocos, desfiles e festas?
Sim - 10,3%
Não - 88,9%
Não respondeu - 0,8%

Mesmo que as prefeituras não apoiem, pretende ir a blocos, desfiles e festas?
Sim - 5,8%
Não - 93,3%
Não respondeu - 0,9%

Foram ouvidas 1.404 pessoas de todas as regiões de Minas Gerais entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,62% para mais ou para menos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp