Oia Notícias Publicidade 728x90
27/06/2023

ARTEMIS 1 FAZ MÁXIMA APROXIMAÇÃO DA LUA PARA GANHAR ACELERAÇÃO E VOLTAR A TERRA

Astronomia

 A espaçonave Orion da NASA está a caminho da Terra. No domingo, 11 de dezembro ela mergulhará na nossa atmosfera e cairá no oceano. Ontem no décimo nono dia da missão a Cápsula Órion passou a 128,74 km acima da superfície lunar. A espaçonave realizou uma queima, que usou seu motor principal da no módulo de serviço construído na Europa, com duração de 3 minutos e 27 segundos e mudou a velocidade da espaçonave em cerca de 1054,12 km/h. Foi a última grande manobra do motor do teste de voo.

“A Orion está indo para casa! Hoje a equipe alcançou outra conquista importante, voando Orion a apenas 128 km da superfície da Lua. O sobrevôo lunar permitiu que a espaçonave aproveitasse a gravidade da Lua e a lançasse de volta para a Terra”, disse o administrador da NASA Bill Nelson. “Quando a Orion reentrar na atmosfera da Terra em apenas alguns dias, voltará mais quente e mais rápido do que nunca – o teste final antes de colocarmos astronautas a bordo. Em seguida, reentrada!” Várias horas antes do sobrevoo lunar, a espaçonave realizou uma queima de correção de trajetória usando os propulsores do sistema de controle de reação no módulo de serviço.

A equipe de gerenciamento da missão convocou e votou “ir” para implantar a recuperaçãorecursos ao largo da costa da Califórnia antes do mergulho do Orion em 11 de dezembro. Assim que o Orion mergulhar, uma equipe de mergulhadores, engenheiros e técnicos partirá do navio em pequenos barcos e chegará à cápsula. Uma vez lá, eles o protegerão e se prepararão para rebocá-lo até a parte de trás do navio, conhecido como convés do poço. Os mergulhadores prenderão um cabo para puxar a espaçonave para dentro da nave, chamado de cabo de guincho, e até quatro cabos adicionais para prender pontos na espaçonave.

O guincho puxará Orion para um berço especialmente projetado dentro do convés do navio e as outras linhas controlarão o movimento da espaçonave. Assim que o Orion estiver posicionado acima do conjunto do berço, o convés do poço será drenado e o Orion será preso no berço. “Na semana passada, concluímos nosso ensaio final com o USS Portland, que será nosso navio de recuperação para o Artemis I”, disse Melissa Jones, diretora de pouso e recuperação do Centro Espacial Kennedy da NASA. “Tivemos ótimos três dias trabalhando com eles para refinar nossos procedimentos e integrar nossas equipes para que possamos cumprir os objetivos de recuperar a espaçonave 

Link
Mais Vídeos »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp