Oia Notícias Publicidade 728x90
20/12/2021 às 10h25min - Atualizada em 20/12/2021 às 10h25min

Pedro Leopoldo faz ato para tentar manter projeto da Heineken

Após pressão, cervejaria desistiu de construir fábrica em área próxima à descoberta de "Luzia"

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, em parceria com entidades empresariais e moradores, realizou na manhã deste domingo (19) o ato "Fica Heineken Pedro Leopoldo" em frente à Praça Francisco Xavier, no centro da cidade, a favor da construção de uma fábrica da Heineken no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na segunda-feira passada (13), a cervejaria anunciou a desistência em instalar a planta industrial em Pedro Leopoldo, após pressão de entidades ambientalistas. Em setembro, o empreendimento chegou a ser embargado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por colocar em risco área onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas, a “Luzia”. A previsão, segundo o Governo de Minas Gerais, era que seriam investidos cerca de R$ 1,8 bilhão na unidade, focada em rótulos premium.

O grupo Heineken desistiu de construir a unidade em Pedro Leopoldo, no entanto, garantiu que o investimento ficará em Minas Gerais. Apesar do recuo, a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena, ainda tem esperança de que a cervejaria ficará na cidade.

Segundo a Prefeitura, com a instalação da unidade, a expectativa era de geração de cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos.

O gestor de produção Geyson Félix participou do ato. Segundo ele, o intuito do movimento é buscar a permanência do projeto, sem prejudicar a questão ambiental.

"O movimento é a favor da conservação das grutas, somos honrados pelo o crânio de Luzia ter sido encontrado na nossa região. Mas a população precisa de empregos e o intuito é não deixar a Heineken sair da cidade, conseguir sim conservar o meio ambiente, e ao mesmo focar na geração de empregos, trabalhar com sustentabilidade", disse.

A presidente da Associação Comercial do município, Fabiana Carvalho Pereira, também participa do movimento. Ela alega que a presença da cervejaria na cidade vai trazer desenvolvimento econômico.

A reportagem procurou a Heineken para repercutir o ato deste domingo em Pedro Leopoldo. No entanto, segundo a assessoria, "o Grupo não vai comentar sobre a manifestação".

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp