Oia Notícias Publicidade 728x90
07/01/2022 às 09h52min - Atualizada em 07/01/2022 às 09h52min

Carnaval 2022: veja principais cidades que cancelaram desfiles e blocos de rua

Pelo menos oito capitais já confirmaram oficialmente que não haverá festas e desfiles nas ruas

O aumento de casos de Covid-19 no Brasil, principalmente com a disseminação da variante ômicron, fez com que muitas cidades passassem a cancelar o apoio para a realização de desfiles e blocos de Carnaval, o segundo sob as consequências da pandemia, em ruas, blocos e sambódromos a menos de dois meses para a folia, que acontece no feriado prolongado do dia 1º de março.

Veja a situação atual de capitais e destinos tradicionais de foliões para o Carnaval de 2022:


Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio de Janeiro cancelou o carnaval de rua no município para o ano de 2022. Contudo, por enquanto, os famosos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí estão mantidos. O prefeito Eduardo Paes alegou que o sambódromo oferece possibilidades de controle sanitário de pessoas mediante a apresentação de comprovante vacinal.

Salvador
A capital baiana foi a primeira grande cidade brasileira a cancelar a sua tradicional folia. O governador Rui Costa disse em 23 de dezembro que uma megafesta, nos moldes das que são feitas historicamente em Salvador, seria “inviável”. A tradicional Lavagem do Bonfim, que aconteceria em 13 de janeiro, também foi cancelada pelo segundo ano seguido.

São Paulo
Como antecipado pela Rádio Bandeirantes, o Carnaval de rua na cidade de São Paulo foi cancelado em 2022. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (6) pelo prefeito Ricardo Nunes, durante uma reunião em conjunto com técnicos da Vigilância Sanitária. Para 2022, 696 blocos – que ganharam corpo nos últimos anos e fizeram com que a capital virasse um destino turístico no período – estavam previstos para se apresentar. Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi seguem mantidos.

Olinda
A Prefeitura de Olinda (PE) anunciou nesta quarta-feira (5) o cancelamento do Carnaval de 2022 na cidade em decorrência da pandemia da Covid-19 e do aumento do número de casos de gripe. O prefeito Professor Lupércio prometeu linhas de investimentos para a cultura local como medida alternativa. Em 2021, a festa também já havia sido cancelada.

Recife
A prefeitura do Recife anunciou o cancelamento da programação oficial do carnaval de rua, previsto para ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 05 de março. “O Recife enfrenta um crescimento expressivo de casos de gripe e entende, como sempre, que a prioridade deste - e de qualquer momento - sempre será a preservação da saúde e da vida”, diz a nota da prefeitura.

Ouro Preto e cidades históricas mineiras
A prefeitura de Ouro Preto (MG) já havia anunciado que não haveria o desfile de blocos de rua desde 15 de dezembro. O município vetou qualquer tipo de evento, público ou privado, em espaços abertos ou fechados, durante a folia. Outras cidades mineiras como Ouro Preto, Diamantina, Mariana e outros 27 municípios da Associação das Cidades Históricas também decidiram, em conjunto, pela não realização das festas.

São Luiz do Paraitinga (SP)
O Carnaval de marchinhas de São Luiz do Paraitinga, famoso destino carnavalesco no interior de São Paulo, havia anunciado em 23 de novembro que não realizaria a folia em 2022. A prefeitura local disse que “momento atual ainda requer atenção, cautela e responsabilidade”.

Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis decidiu cancelar o Carnaval deste ano, tanto os blocos de rua, quanto os desfiles das escolas de samba. O anúncio foi feito na última terça (4) após reunião com a equipe técnica de saúde do município.

Belo Horizonte
A prefeitura não anunciou oficialmente o cancelamento das festas nas ruas, mas suspendeu os investimentos e a infraestrutura para os desfiles dos blocos, o que inviabilizaria a realização.

Fortaleza 
O edital de apoio às festas na capital cearense havia sido cancelado pelo prefeito José Sarto em 30 de novembro, sendo seguido pelo governador Camilo Santana.

Curitiba
O prefeito Rafael Greca confirmou no início do ano que a cidade não teria festas públicas de Carnaval. A folia teria uma versão virtual.

Cuiabá
Emanuel Pinheiro havia anunciado que a cidade não realizaria festas de réveillon e a folia de 2022 em 1º de dezembro. A decisão afeta também as festas privadas.

Campo Grande
A prefeitura da capital sul-mato-grossense fez o anuncio do cancelamento dos desfiles dos blocos de rua em 26 de novembro.

Capitais que ainda não definiram a situação das festas de Carnaval:

  • Aracaju
  • Brasília
  • Belo Horizonte
  • Goiânia
  • João Pessoa
  • Macapá
  • Manaus
  • Natal
  • Palmas
  • São Luiz
  • Vitória

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp