Oia Notícias Publicidade 728x90
01/10/2022 às 06h35min - Atualizada em 01/10/2022 às 06h35min

Tradicional colégio católico fecha as portas em Sete Lagoas

Instituição de ensino tem 200 alunos matriculados e cerca de 50 funcionários; pais dos estudantes protestam neste sábado (1º/10) contra o fechamento

Pais de alunos do Colégio Santa Maria Minas Sete Lagoas, antigo Colégio Dom Silvério, protestam contra o fechamento da instituição, comunicado aos responsáveis pelos estudantes na última quarta-feira (28), por e-mail. O grupo fará uma manifestação neste sábado (1) em defesa da escola e pede mais clareza em relação aos motivos que levaram ao encerramento das atividades, que deverá ocorrer no dia 31 de dezembro deste ano.

No e-mail enviado para os pais de alunos e disponibilizado à reportagem, a instituição afirma que a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da escola, “tentou de todas as formas garantir a permanência do colégio”. No entanto, completa, vem “enfrentando, infelizmente, grandes dificuldades em termos da viabilização financeira desta unidade, somada a aspectos administrativos-operacionais que acabaram se tornando intransponíveis”.

A notícia atingiu em cheio os pais de alunos, os estudantes e funcionários da escola. Segundo a auxiliar administrativo Fernanda Sousa, de 32 anos, mãe de João Vitor, de 14, um grupo no WhatsApp já conta com mais de 120 membros mobilizados em torno da situação do colégio. Fernanda conta que o filho, um aluno aplicado, conseguiu uma bolsa de estudos por mérito na instituição - ela, agora, teme pelo futuro estudantil do adolescente.

“Foi um susto quando recebi a notícia. Meu filho tem prazer em acordar às 6h da manhã para ir à escola. Ele ganhou uma bolsa escolar há quatro anos, por mérito dele. Para onde ele vai agora? Não é fácil conseguir uma bolsa em uma escola tão boa. Estamos nos manifestando para tentar reverter a situação”, diz ela, que elogia bastante a instituição de ensino.

Neste sábado (1º/10), os pais dos alunos planejam um protesto contra o fechamento da escola, no qual também reinvindicarão esclarecimentos sobre os motivos que levaram ao encerramento das atividades. O ato será realizado em frente à sede do colégio, na Rua Monsenhor Messias, no Centro de Sete Lagoas. 

História da unidade em Sete Lagoas

Iniciando suas atividades com o missionário Monsenhor Messias de Sena Batista, a instituição de ensino foi fundada em 1922 em Sete Lagoas com o nome Colégio Eucarístico da Independência, por ocasião do centenário da Independência do Brasil. 

Posteriormente passou a se chamar Colégio Diocesano Dom Silvério. Em seus primeiros anos, ele funcionou com o sistema de internato e atendia a jovens que cursavam o ensino colegial.
 
Já sob o nome Colégio Santa Maria Minas, a unidade está presente na cidade desde agosto de 2019, quando o diocesano Dom Silvério passou a ser mantido pela Sociedade Mineira de Cultura. 






 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp