Oia Notícias Publicidade 728x90
24/11/2020 às 09h46min - Atualizada em 24/11/2020 às 09h46min

Sete Lagoas completa 153 anos de emacipação

Em 1667, chegaram ao município os primeiros europeus. Como a região era uma passagem para os currais da Bahia, foi erguido um quartel general com o comando de Joaquim José da Silva Xavier. O intuito do comando era de evitar o extravio de ouro e diamantes e cobrando o direito de entrada.

Com a construção da capela de Santo Antônio das Sete Lagoas, o povoamento começou a surgir. Em 1841, é elevada a paróquia e seis anos mais tarde, a distrito. Em 1867, o distrito passou a ser considerado vila e conquistou a sua emancipação de Santa Luzia. Treze anos depois Sete Lagoas se torna cidade.

Esses cento e cinquenta e três anos de história, marcam a evolução da cidade, que hoje, é referência em diversos setores, no estado e no Brasil.

A cidade cresceu em torno de grandes ruas e praças, que hoje contam um pouco da história de uma Sete Lagoas vista por poucos. Um exemplo disso é a Rua Doutor Avelar, que assim como a Praça Fernandino Júnior, a Av. Antônio Olinto, e demais ruas da região central, compõe a identidade da cidade.

Sete Lagoas foi fundada nos tempos do ouro, quando Bandeirantes se internavam pelos sertões em busca do metal precioso.  Foi numa dessas viagens, que pelos arredores, na expectativa de descobrir alguma novidade que lhe fosse útil e ao Rei de Portugal, um bandeirante descobriu na cidade de Sete Lagoas, um minério argentífero.

A cidade começa a ser povoada a partir de 1820, quando foi construída a capela de Santo Antônio das Sete Lagoas, ainda existente. A Casa Grande, que a tradição nos aponta como primitiva sede da Fazenda das Sete Lagoas, parece ter sido construída pelo Sr. José Inocêncio Pereira.

A partir daí, Sete Lagoas cresceu e foi se desenvolvendo. Hoje, a cidade é referência em diversos setores, como indústria automobilística, siderurgia, indústria alimentícia, comércio varejista, também possui grandes cartões postais como a Lagoa Paulino, Lagoa do Boa Vista, a Igreja de Santo Antônio, a Serra Santa Helena, além de outros pontos turísticos, bares e casas de shows. Parabéns Sete Lagoas! Parabéns sete-lagoanos, por contribuírem para a construção desses 153 anos de história!

Hino do município de Sete Lagoas

Letra por Lyra Fernandino Henrique
Melodia por Lyra Fernandino Henrique
Oficializado pela Lei Municipal de Sete Lagoas nº 1534 de 25 de janeiro de 1971.

Sete Lagoas,
Cidade de belezas mil!
Sete Lagoas,
Culta sonhadora e gentil!
Terra bendita,
De progresso e tradição!
Sete Lagoas Centenária,
És dona do meu coração!

Em tua serra
Está a cruz do Redentor!
E Santa Helena
Te protege com amor!
Sete Lagoas,
De poema e canção!
Terra dos lagos encantados,
Tu és o sorriso do sertão!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp