Oia Notícias Publicidade 728x90
01/12/2020 às 15h59min - Atualizada em 01/12/2020 às 15h59min

INSS: Suspensão da prova de vida vai até 31 de janeiro de 2021.

Foi publicado ontem segunda-feira,30, pela portaria do INSS que os benefícios que dependem de prova de vida serão pagos até janeiro do ano que vem 2021. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria informando que suspendeu mais uma vez a exigência da prova de vida para beneficiário que dependem do recadastramento anual para receber benefícios.

Conforme a publicação ainda serão pagos benefícios em dezembro e janeiro de 2021 sem a exigência. É previsto por Lei que todos os anos, os beneficiários da previdência social precisam comprovar ao governo que estão vivo. 

A comprovação da prova de vida é feita presencialmente:

  • Nas agências do INSS;
  • Nas instituições bancárias em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício;
  • Embaixadas e consulados ou na casa de beneficiários com dificuldade de locomoção;

Consequências desta suspensão

De acordo com o INSS, esta suspensão não prejudica as obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária pagadora de benefícios. Esta suspensão teve início em março, que foi o início da pandemia e das medidas de isolamento social. 

De acordo com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, publicou também uma instrução normativa no Diário oficial, que foi estabelecido orientações sobre o processo de recadastramento de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. De acordo com a instrução a prova de vida ficará suspensa até o dia 31 de janeiro de 2021 a exigência de recadastramento anual.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp