Oia Notícias Publicidade 728x90
20/10/2023 às 09h20min - Atualizada em 20/10/2023 às 09h20min

Sete-lagoano prestador de serviços do SAAE foi vítima de "Fake News"

Um operador de retroescavadeira, prestador de serviços do SAAE (Weverton Vanderlúcio de Jesus Silva), morador da região do bairro Catavento foi vítima de “fake news” em Sete Lagoas.

O menor que divulgou a mentira publicou um vídeo pedindo desculpas, mas a vítima disse que entrará na Justiça contra ele.

De acordo com informações, Weverton foi surpreendido com mensagens de amigos que traziam uma foto, o denunciando como infrator da Lei Maria da Penha, que bate em mulher. Esta foto foi viralizada nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Após tomar conhecimento do fato, a vítima foi até a Delegacia de Polícia e registrou um Boletim de Ocorrência (BO).

Em seguida, o menor autor do “fake News” foi identificado e localizado. A polícia foi então até a residência dele, o qual confessou a divulgação, segundo ele, “feita à toa”, sem qualquer motivação, tendo pegado aleatoriamente a fotografia da vítima, sem conhecê-la. A mãe do menor teria ficado desesperada, chorando e abalada com o fato.

A vítima Weverton Vanderlúcio é de bons antecedentes, não utiliza rede social e ficou muito abalada, tendo até receio de ir para o trabalho, por medo de sofrer alguma agressão na rua, devido a “fake news” de sua pessoa.

O crime    

Espalhar “fake News” pode ser enquadrado e denunciado nos crimes de injúria, calúnia ou difamação, caso atinja a reputação de uma pessoa. Tudo dependendo do prejuízo que elas causem.

Cada crime é definido assim pelo Código Penal: 

Calúnia: atribuir falsamente um crime a uma pessoa. Pena prevista: detenção de seis meses a dois anos e pagamento de multa. 

Difamação: acusar alguém de ter feito algo que não fez, ferindo a sua honra e reputação. Pena prevista: detenção de três meses a um ano e multa. 

Injúria: ofender uma pessoa por meio de xingamentos ou atribuindo características negativas, sejam elas físicas ou não. Pena: detenção de um a seis meses e multa.


*Com informações do portal Megacidade


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp