Oia Notícias Publicidade 728x90
25/03/2024 às 19h20min - Atualizada em 25/03/2024 às 19h20min

Centro de Atendimento ao Cidadão faz balanço do 1º Seminário da Mulher Sete-lagoana e Região

Nos dias 4 e 5 de março, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) promoveu o 1º Seminário da Mulher Sete-lagoana e Região, sediado na Câmara Municipal. Foram dois dias intensos de debates, palestras, painéis e aprendizado significativo. 

“O evento se destacou pela diversidade de ideias e pela ampla participação dos conselhos de direitos da cidade, que desempenham um papel fundamental no controle social e no diálogo com diversos segmentos da sociedade”, afirmou o presidente do Legislativo sete-lagoano, vereador Caio Valace.

Durante o Seminário, diversas demandas urgentes foram levantadas, incluindo a necessidade de dar voz e destaque às realidades das mulheres pretas, integrando-as ao centro das discussões em nosso município. Entre as questões abordadas estavam a violência obstétrica, a saúde da mulher, o retorno das conferências da saúde da mulher e a criação de conferências dos direitos da mulher, assim como já ocorre com as conferências da criança e do idoso.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher apresentou uma série de demandas, incluindo a contratação de intérpretes ou profissionais capacitados para lidar com a acessibilidade no atendimento às mulheres com deficiência, o mapeamento dos locais urbanos mais perigosos, a ampliação dos horários dos transportes públicos e a retomada da rede de enfrentamento da violência contra a mulher.

O coletivo feminista Várias Marias destacou a importância da pluralidade e reivindicou que a Secretaria Municipal da Mulher pudesse abranger também pessoas LGBTQIAPN+, cobrando a regulamentação do Conselho de Direitos LGBTQIAPN+ e políticas de empregabilidade e formação educacional para essa comunidade.

Além disso, foram levantadas questões como a valorização das escolas e dos professores, a necessidade de projetos como o Quarteirão Preto nos bairros de Sete Lagoas e a contratação de médicos geriatras para a população idosa.

Representantes de diversos conselhos municipais também enfatizaram a importância da colaboração entre poder público, sociedade civil e outros órgãos para enfrentar questões como violência sexual, racismo, violência doméstica, entre outras.

O Seminário contou ainda com uma roda de conversa sobre a presença da mulher na política, mediada pela professora e educadora Carol Loiola, e teve a participação das vereadoras Carol Canabrava, Heloísa Fróis, Marli de Luquinha e Silvia Regina.

O evento, disponível integralmente no Youtube da Câmara Municipal, foi marcado pela excelência das convidadas e pela relevância dos temas discutidos, evidenciando o compromisso da sociedade local em promover debates e ações que visam a equidade e o bem-estar de todas as mulheres e grupos vulneráveis.

Comunicação Institucional 
Câmara Municipal de Sete Lagoas 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp