Oia Notícias Publicidade 728x90
16/05/2024 às 19h07min - Atualizada em 16/05/2024 às 19h07min

Prefeitura de Sete Lagoas começa a vacinar contra a dengue no próximo dia 25 de maio

No Dia D da vacinação serão contempladas crianças de 10 e 11 anos em cinco unidade de saúde

Prefeito Duílio de Castro entre Guilherme Menezes, referência em Imunização, Alber Alípio, coordenador da Atenção Primária, Dr. Marcelo Fernandes, secretário de Saúde, e Maria Tereza Rodrigues,

A Prefeitura atuou em várias frentes para combater a epidemia de dengue que atingiu Sete Lagoas e centenas de cidades de Minas Gerais. Mutirão de limpeza, combate de focos com o fumacê e o trabalho de um verdadeiro exército de agentes nas ruas surtiu excelente resultado. Agora, chegou o momento de proteger ainda mais a população com o início da vacinação contra a dengue no próximo dia 25 de maio.

O imunizante, produzido com o vírus atenuado e que protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4, será destinado inicialmente a crianças de 10 e 11 anos, faixa etária prioritária definida pelo Ministério da Saúde. “Realizamos uma verdadeira força-tarefa para combater os focos da dengue e saímos de uma situação de 2 mil casos por semana para menos de 300. Agradeço os servidores da saúde e também a população que foram fundamentais para vencermos esta guerra. Agora, chegou o momento de garantir a proteção, todos devem ficar atentos aos cronogramas que serão divulgados assim que recebermos os lotes da vacina”, destacou o prefeito Duílio de Castro.

A vacinação será realizada de forma escalonada, em razão do número de doses recebidas. A faixa etária contemplada poderá ser ampliada, conforme a adesão do público. “Foram disponibilizadas aproximadamente 3 mil doses e pais e responsáveis devem se concentrar para garantir a presença do público-alvo neste primeiro momento. O que temos de mais valioso na vida são as nossas crianças”, disse Dr. Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.

O programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde é muito forte. O calendário vacinal e ações emergenciais como nos casos da influenza e da Covid envolves várias unidades de saúde. No caso da dengue, o esquema vacinal é de duas doses, que devem ser aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. “Nosso desejo é que a dengue seja prevenida com a vacina. A imunização é uma das principais estratégias para evitar esta doença que atingiu tantos sete-lagoanos este ano”, reforçou Maria Tereza Rodrigues, superintendente geral de Promoção e Vigilância em Saúde.

Para ser imunizada, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável e apresentar um documento de identidade, CPF e o cartão SUS. O Dia D de vacinação contra dengue será no sábado, 25 de maio, de 8h às 16h.

DIA D – VACINAÇÃO DENGUE

25/05 – 8h às 16h

UBS Luxemburgo

Rua Itambacuri, 182 – Interlados II

UBS Nossa Senhora das Graças

Rua Felipe dos Santos, 1.333 – N. Sra. das Graças

CS Várzea

Rua Manoel Corrêa da Cunha, 267 – Várzea

ESF CDI

Rua Expedicionário Leofredo Gaspar, 534 – Indústrias

CS Santa Luzia

Rua Jovelino Lanza, 1.200 – Jardim Arizona


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp