Oia Notícias Publicidade 728x90
13/09/2024 às 08h38min - Atualizada em 13/09/2024 às 08h38min

Mais da metade dos donos de motos no Brasil não possuem CNH

Relatório do Senatran também revela quais as infrações mais cometidas pelos motociclistas e onde há maior concentração desses veículos

As motos ainda são um dos meios de transporte mais utilizados do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Porém, mais da metade das motocicletas e motonetas que circulam pelo país são de pessoas que não possuem uma habilitação do tipo A.

Um relatório divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sobre a frota de motos circulante no Brasil revela dados interessantes. Como destaque há o fato de que, dos 34,2 milhões de proprietários de motocicletas, motonetas e ciclomotores, 53,8% não são habilitados, o que representa 17,5 milhões deste total.

Segundo a Senatran, os motivos são variados e não envolvem apenas pessoas dirigindo motos sem a CNH A, mas também situações diferentes como serviços de compartilhamento de veículos, tipo de empresa que tem crescido muito atualmente. Também existem casos em que a moto foi comprada no nome de outra pessoa com mais acesso ao crédito para financiamento, como um familiar.

Por outro lado, a secretaria não descarta que existam os casos em que as motos podem estar sendo utilizadas por pessoas em habilitação, o que indicaria questões sobre o acesso à CNH por parte da população.

Ainda assim, a quantidade de habilitações para a categoria A tem crescido. Dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) apontam que existem mais de 39,4 milhões de condutores com a CNH A, o que o Senatran diz ser uma tendência crescente dos condutores de ter mais opções de transporte.

A pesquisa também revela quais as multas mais comuns. A infração mais aplicada, representando 42,5% dos registros, é a de conduzir sem capacete. Em segundo lugar está a multa por dirigir com capacete sem viseira ou óculos de proteção, que foram 26,3% dos casos. O capacete volta a aparecer na terceira infração mais cometida, desta vez para os passageiros, como 24,8% do total.

A frota nacional também tem crescido, representando 28% dos veículos rodando pelo país, e o Senatran projeta que a participação chegará a 30% em seis anos. As motos são os veículos mais utilizados no Norte e Nordeste, chegando a 59,7% no Maranhão, seguido por Piauí e Pará, ambos com 54,5% cada. São Paulo possui a maior quantidade de motos registradas, com 7 milhões de unidades. Minas Gerais é o segundo colocado, com 3,5 milhões e, a Bahia, é a terceira no ranking, com 2 milhões de motos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp