Oia Notícias Publicidade 728x90
26/11/2021

HUBBLE VIGIA OS GIGANTES GASOSOS

Astronomia

Hubble desenvolve seu próprio programa de observação aos gigantes gasosos.
Livro que eu indico: COSMOS DE CARL SAGAN 

No passado as sondas Voyagers revelaram segredos fantásticos dos planetas do sistema solar exterior, além do cinturão de asteroides, naquela época não havia outra forma de chegar até eles a não ser com essas maravilhosas espaçonaves, mas o Telescópio Espacial Hubble mudou isso e trouxe uma grande revolução na forma como enxergamos os gigantes gasosos do Sistema Solar. É o que você vai ver em nosso vídeo de hoje. Em 1977, as espaçonaves gêmeas Voyager 1 e Voyager 2 deixaram a Terra para sua ousada missão de descoberta.
O programa “The Grand Tour” deu à humanidade sua primeira visão de perto dos planetas exteriores Júpiter Sua Grande Mancha Vermelha é uma tempestade que iniciou a séculos. Saturno Seus anéis são feitos de milhares de partículas algumas pequenas como grãos de areia, outras tão grande quanto uma casa. Urano O único planeta cuja rotação foge ao padrão dos demais, sendo o eixo do planeta paralelo a eclíptica Netuno Seus ventos sopram a uma velocidade superior a 2000 km por hora.
Quarenta anos após as voyager, o Telescópio Espacial Hubble está trabalhando em uma “grande turnê” própria. O legado do Hubble é um programa de observação das atmosferas destes planetas, que todos os anos faz análises Dos gigantes gasosos. As observações anuais do Hubble rastreiam mudanças sutis em suas atmosferas durante um período de tempo regular dando-nos uma melhor compreensão de como elas evoluem. Mesmo a quase 5 bilhões de quilômetros dos planetas exteriores,
O Hubble capturou suas imagens com grandes detalhes o suficiente para ver variações em suas atmosferas. JÚPITER As imagens de Júpiter de 2021 feitas pelo Hubble rastreiam a paisagem atmosférica em constante mudança de sua atmosfera turbulenta, onde várias novas tempestades estão deixando sua marca. SATURNO Este novo olhar sobre Saturno tem revelado uma mudança rápida e extrema das cores das faixas do planeta em seu hemisfério norte URANO O aumento de absorção da radiação ultravioleta proveniente do Sol parece estar fazendo com que a região polar se torne brilhante. NETUNO Uma tempestade descoberta em Netuno no ano de 2018 mudou sua direção e está se movendo para o norte. Esta nova “mancha escura” é visível nesta imagem, junto com um hemisfério norte escurecido. Graças ao olhar atento do Hubble, esses gigantes gasosos continuarão a nos fornecer pistas sobre suas evoluções.
Curso que eu recomendo:
O curso de Astronomia Fundamental e Essencial é indicado para alunos do ensino fundamental, médio e superior, para professores de todos os níveis, amantes do céu noturno e diurno, astrônomos amadores e iniciantes. Se você gosta de astronomia e observar o céu, não tem ainda um bom conhecimento com esta ciência, este curso é indispensável para você, visite o link do curso sem compromissos: CURSO ASTRONOMIA BÁSICA

Inscreva-se em nosso canal do Youtube: NERD AOS 50 NO YOUTUBE

Siga-nos no também instagram: NERD AOS 50 NO INSTAGRAM

Link
Mais Vídeos »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp