Oia Notícias Publicidade 728x90
01/12/2021

PODEMOS EVITAR O IMPACTO DE UM ASTERÓIDE? [MISSÃO DART]

Astronomia

E se detectássemos um asteróide potencialmente perigoso em rota de colisão com a Terra? 

Livro que eu indico: Cosmos de Carl Sagan

Mais do que apenas responder a esta questão a Missão DART da NASA quer provar que tem capacidade de agir para neutralizar essa ameaça. Assista a esse vídeo até o final para que você possa entender todos os detalhes damissão Dart - Teste de Redirecionamento de Asteróide duplo. A missão DART é a primeira missão dedicada a demonstrar e investigar um método para desviar a órbita ou rota de um asteróide no espaço por meio de um impacto cinético. Neste processo a sonda DART vai colidir deliberadamente com um asteróide alvo alterando sua velocidade e seu caminho no espaço. O alvo escolhido foi um sistema binário de asteróides próximos chamados Didymos com diâmetro aproximado de 780 metros, e outro asteróide que o orbita chamado Dimorphos que possui um diâmetro de aproximadamente 160 metros. Este sistema foi escolhido para o teste porque o fato de ser um sistema binário, onde o asteróide que sofrerá o impacto orbitar outro asteroide, torna a mudança de órbita causada pela colisão muito mais fácil de ser medida do que em um asteróide único. A sonda impactará o asteróide menor, Dimorphos e mudará sua órbita dentro do sistema binário, aproximando-o mais de Didymos. Após o impacto uma equipe de investigação em Terra usará potentes telescópios para medir o quanto o asteróide foi desviado de sua órbita original, os dados obtidos pela sonda alimentarão simulações em computador altamente detalhadas de impactos cinéticos nos asteróides.
Mas a Missão DART é muito mais que isso, ela vai testar várias tecnologias inovadoras como por exemplo um sistema de navegação autônoma em tempo real que funciona em conjunto com um potente imageador, que tornarão a espaçonave capaz de uma navegação autônoma que identificará o asteroide a ser impactado e em seguida dirigirá e manobrará independentemente a espaçonave durante suas últimas quatro horas antes do impacto. A sonda testa também uma nova tecnologia de painéis solares de alta eficiência capazes de fornecer três vezes mais energia que os painéis solares convencionais. A DART ainda vai testar um sistema de propulsão iônica movido a energia solar, o NETX-C, ele não será o sistema de propulsão principal da nave, mas sua inclusão a missão permite testes desta tecnologia em voo e demostrará sua aplicação potencial em futuras missões ao espaço profundo. A missão também leva um pequeno satélite, o LICIA Cube desenvolvido pela Agência Espacial Italiana que será ejetado da nave principal antes da colisão do DART para capturar as imagens do impacto e da nuvem resultante de matéria ejetada. A Sonda DART foi lançada a bordo de um foguete Falcon 9 da Space-X foi lançada em 24 de novembro de uma base da Califórnia e deverá interceptar o sistema binário Didymos no final de setembro de 2022, a velocidade do impacto será de 21 mil e 600 km/h, os cientistas da missão imaginam que o impacto encurtará a órbita de Dimorphos em vários minutos. Uma missão futura, a Hera da ESA, prevista para 2026 conduzirá pesquisas detalhadas de ambos os asteroides e terá foco particular na cratera deixada pela colisão da DART.
A missão DART está transformando a ficção científica em fato científico e é uma prova incontestável de como a ciência busca tornar a vida melhor e mais segura para a nossa espécie. Essa missão é mais uma prova de que a ciência pode salvar a humanidade de uma extinção catastrófica como ocorreu com os dinossauros.

Curso que eu recomendo:
O curso de Astronomia Fundamental e Essencial é indicado para alunos do ensino fundamental, médio e superior, para professores de todos os níveis, amantes do céu noturno e diurno, astrônomos amadores e iniciantes. Se você gosta de astronomia e observar o céu, não tem ainda um bom conhecimento com esta ciência, este curso é indispensável para você, visite o link do curso sem compromissos: CURSO DE ASTRONOMIA

Inscreva-se em nosso canal do Youtube: NERD AOS 50 NO YOUTUBE

Siga-nos no também instagram: NERD AOS 50 NO INSTAGRAM

Link
Mais Vídeos »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp