Oia Notícias Publicidade 728x90
21/09/2021 às 07h40min - Atualizada em 21/09/2021 às 07h40min

CPI da Cemig: diretor da estatal se esquiva de perguntas e irrita deputados

A Comissão segue investigando a contratação de empresas prestadoras de serviços sem licitação

Luís Fernando de Medeiros Moreira, subdiretor da área de compliance, evitou grande parte das respostas, evitando analisar os contratos da Cemig firmados sem licitação. “Dentro da organização a área providencia o pedido, providencia a primeira análise, a análise disso aí, ela não é feita uma análise por compliance”, afirmou. 

Uma das principais questões é a contratação de uma empresa jurídica, onde o atual diretor jurídico da Cemig já esteve vinculado como sócio. A investigação foi conduzida pela deputada Beatriz Cerqueira (PT). “Ele negociou o valor, recebeu proposta comercial, contratou informalmente, explicou motivos ilegíveis para verificar o contrato informal, aprovou e assinou o contrato formal, comprovou que estava caduco e prestou o serviço. Aqui não são várias funções desempenhadas por a mesma pessoa? Isso não é descumprimento de normas internas e externas, comportamento indevido, e sua diretoria deveria ser responsável por isso? ”questionou.

“Nós analisamos as documentações como o processo interno, não é que tem ferindo isso. Já havia vida a descompatibilização e tudo. A Lefosse, ela já tinha sido fornecedora da Cemig anteriormente, se eu não me engano, em 2017 ou 2016, com trabalhos feitos para mim”, respondeu o diretor da Cemig à deputada. 

Presidente da CPI se irrita com respostas evasivas de diretor da Cemig


As respostas evasivas do diretor adjunto irritaram o presidente da CPI, deputado Cássio Soares (PSD). “Das duas uma, ou o senhor está fazendo cena aqui na nossa comissão parlamentar, desrespeitando a população mineira, ou o senhor não está à altura do cargo que ocupa. Me desculpe. É isso que está aparecendo até agora. Então só peço ao senhor, não ironize essa CPI” afirmou. 

Diretor afirma que contratação de empresa jurídica, a qual era sócio, partiu da diretoria executiva da Cemig

O diretor de Regulação e Jurídico, Eduardo Soares, também prestou depoimento à CPI nesta segunda-feira (20). Ele foi questionado sobre a contratação do escritório Lefosse, onde era sócio antes de virar diretor da Cemig. Soares disse que a contratação do escritório sem licitação partiu da diretoria executiva. 

“A deliberação para contratação é da diretoria executiva, não é uma deliberação minha. Eu simplismente fiz, conduzi o processo de contratação numa situação, eu volto a repetir, grave e que poderia causar um prejuízo a Cemig”, afirmou. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp