Oia Notícias Publicidade 728x90
16/11/2021 às 10h14min - Atualizada em 16/11/2021 às 10h14min

No final de ano as ocorrências de furto e roubo de veículos aumentam

O espírito natalino e a expectativa para um novo e bom ano não impedem que a criminalidade ocorra.

Não dá para relaxar. O espírito natalino e a expectativa para um novo e bom ano não impedem que a criminalidade ocorra. A Polícia Militar alerta que é justamente nesse período que bandidos aproveitam e fazem crescer as ocorrências de furto e roubo de veículos no Brasil  e deixa os motoristas em alerta. Para não correr riscos de começar o ano com dor de cabeça, a dica é redobrar os cuidados. 

Vítimas deste tipo de crime podem se dirigir a delegacia mais próxima ou para a Especializada em Roubos e Furtos de Veículos para que a placa do veículo seja repassada para viaturas da Polícia Militar que estejam realizando patrulhamento nas ruas. Em seguida, é necessário registrar um boletim de ocorrência, se possível a vítima pode levar testemunhas e elementos que comprovem o crime como, por exemplo, imagens de câmera de segurança.

Carros populares são os mais visados pelos criminosos

A "lei da oferta e procura"  também pode se aplicar ao mundo do crime. Com isso, carros populares, com preços que variam de R$ 35 a R$ 45 mil, são os mais procurados por bandidos. Devido ao número maior desses modelos com valores menores, a comercialização ilegal torna-se mais fácil. 

"Com os carros populares, as organizações criminosas vão ter mais sucesso em revender as peças Quanto mais pessoas tiverem procurando peças de um determinado modelo de veículo, mais aquele veículo vai ser procurado pelos ladrões e vai ter muito mais saída nos desmanches", explicou Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, empresa de tecnologia que trabalha com quatro das principais seguradoras do país. No Brasil, atualmente, eles têm 400 mil clientes.

Já quando se trata de veículos com maior valor de mercado, o objetivo dos ladrões não é o desmanche, segundo Boutti. "Principalmente caminhonetes, carros importados, quando roubados ou furtados, são levados para fora do país: vão para Bolívia, Paraguai. Quem tem os carros mais caros faz manutenção em concessionárias autorizadas com peças originais e de fábrica. Não compram de desmanches", afirmou.

De acordo com Boutti, os bandidos preferem carros que têm de cinco a dez anos de uso que, normalmente, são os que mais apresentam defeitos e precisam de peças.
 

Para evitar furtos de veículos:

  • Estacione o veículo em uma região que tenha mais claridade ou que nas redondezas tenham câmeras de segurança
  • Verifique a movimentação na área em que estacionar. Quando o local é mais ermo é mais fácil para o ladrão cometer o furto
  • Invista em sistema de segurança: travamento de portas, sistema de corte de ignição, tenha rastreamento veicular e procure uma seguradora

Para evitar roubos de veículos (onde ocorrem as abordagens mediante à violência ou grave ameaça):

  • Tenha muita atenção durante os deslocamentos. Segundo o delegado Artur Alberto Neves Vieira, a maior parte dos roubos acontece quando as pessoas estão desatentas
  • Fique atento ao parar em sinais e ao chegar ao destino
  • Evite ficar dentro de carros em locais ermos. Isso pode facilitar a abordagem dos criminosos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp