Oia Notícias Publicidade 728x90
07/03/2022 às 13h30min - Atualizada em 07/03/2022 às 13h30min

Pandemia ressalta importância de privilegiar saúde e bem-estar

Medo, angústia, solidão. São muitos, e diversos, os sentimentos de brasileiros, bem como de pessoas do mundo todo, em meio à pandemia de COVID-19, o isolamento social e o risco iminente de adoecimento e morte.

A pandemia afetou a vida de todos, independentemente da idade e classe social. De repente, nos vimos obrigados a mudar rotina, hábitos e costumes. Passamos a viver isolados em casa, com incertezas do futuro profissional e financeiro e, também, com medo de contrair o vírus e perder pessoas próximas.

Muita gente passou a trabalhar dentro de casa e outros viram-se receosos ao pensar que poderiam levar o COVID-19 para seus familiares, já que fazem parte dos serviços essenciais. Crianças e adolescentes, que antes conviviam com os colegas na sala de aula, hoje são obrigados a realizar tarefas e deveres on-line. 

Muita coisa mudou desde março de 2020, de uma forma que muita gente sequer imaginou um dia. E, além de todas as mudanças, as preocupações mexeram com diversos fatores de qualidade de vida das pessoas, como sono, alimentação e prática de atividades físicas. 

Uma noite bem dormida se tornou artigo de luxo. Estamos descontando nossas emoções na comida e quase não movimentamos mais nosso corpo. Tudo isso tem forte influência no emocional das pessoas, principalmente porque ainda não sabemos por quanto tempo teremos de permanecer dessa forma. 

O bem-estar mental, então, sofre e muito. Mas o que quer dizer o bem-estar mental? Quer dizer que as pessoas estão ansiosas e depressivas – transtornos psicológicos e psiquiátricos? Não necessariamente.

O bem-estar mental pode ser entendido por quando a mente humana trabalhe de forma harmônica, independentemente dos sentimentos positivos ou negativos e das exigências externas. Tudo de forma equilibrada. É saber das nossas limitações e como lidar com as situações adversas, sem desespero ou euforia demais. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde –, diversos fatores colocam a saúde mental das pessoas em risco, como estresse, mudanças sociais bruscas, estilo de vida não saudável, entre outros.

Atualmente, com a pandemia, além do medo do contágio, estamos lidando com o enfrentamento de problemas financeiros e sociais. Soma-se a isso a piora nos hábitos alimentares e o aumento do sedentarismo. Dessa forma, não conseguindo ter bem-estar mental para lidar com tudo o que está acontecendo, a saúde física e mental das pessoas tende a ficar prejudicada, por mais que elas tenham ausência do que consideramos como transtornos mentais ou deficiências. A saúde mental e bem-estar andam juntos e são fundamentais para que consigamos exercer nossas funções enquanto indivíduos perante a sociedade. 

Todos nós fomos afetados de alguma forma pela pandemia e isso pode acarretar no desenvolvimento de transtornos, como ansiedade e depressão. E mesmo que não haja a presença desses transtornos, estamos preocupados, com medo, passamos a dormir menos, a comer de maneira equivocada, praticamos menos ou nenhuma atividade física e tudo isso influencia no bem-estar físico e mental, trazendo consequências negativas.

17 dicas para uma vida saudável: aproveite mais saúde e bem-estar

1. Busque dormir sempre no mesmo horário
Dormir bem é também uma questão de hábito, por isso, tente deitar para dormir sempre que possível no mesmo horário. Isso ajuda o seu cérebro a desligar das preocupações e relaxar com mais facilidade no fim do dia. Essa dica também ajuda quem tem insônia ou dificuldade para dormir. No começo não será fácil, mas aos poucos você vai se acostumando. Vale lembrar que uma boa noite de sono contribui bastante para aumentar a imunidade.

2. Evite o smartphone, computador e TV próximo da hora de dormir
A exposição à luz artificial das telas desses dispositivos, especialmente antes de dormir, dificulta o relaxamento e nos mantém agitados, diminuindo também a qualidade geral do sono. Por isso, nossa dica para uma vida saudável recomenda deixar o smartphone e outros dispositivos longe por ao menos 30 minutos antes da hora de dormir.

3. Chás podem contribuir para o relaxamento
Uma forma natural de relaxar e iniciar o ritual para uma boa noite de sono é tomar um chá antes de ir para a cama. Camomila, maracujá e valeriana formam uma combinação poderosa para te ajudar a dormir bem e aproveitar todos os benefícios que isso traz.

4. Planeje suas refeições
Comer bem é essencial para vivermos com saúde e elevarmos a imunidade. Para diminuir o tempo perdido durante a rotina diária enquanto pensa no que irá comer, uma boa ideia é planejar as refeições da semana de uma vez só. Por exemplo, você pode planejar as refeições no sábado, ir ao mercado e obter ingredientes frescos, assim não será preciso pensar nisso durante os dias mais corridos da rotina. Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para preparar um verdadeiro banquete no domingo, preparando para começar a semana com a moral elevada.

5. Tenha uma dieta balanceada e sem restrições
Preferir comidas saudáveis, evitar frituras e alimentos muito gordurosos é claramente uma boa escolha para ter mais saúde na sua vida. Mesmo priorizando uma dieta balanceada, não deixe que isso te impeça de comer doces, aperitivos e outras delícias que não tem aquele valor nutritivo. Evite exageros da mesma forma que evita dietas muito restritivas. Comer deve ser prazeroso, o que é bem possível com uma dieta balanceada e bem elaborada.

6. Não fique muitas horas em jejum
Passar horas sem comer nada, especialmente durante a jornada de trabalho, é uma das principais causas de uma dieta irregular. A dica para uma vida saudável aqui é evitar o jejum e levar consigo alguns snacks, para ganhar um pouco de energia ao longo do dia e manter o controle do estômago.

7. Tenha metas realistas
As metas de trabalho devem ser realistas, ou seja, desafiar a evolução sem que sejam inalcançáveis. Principalmente para quem trabalha em home office por conta da pandemia, saber dosar as tarefas diárias pode ser estressante. Mantenha a calma, pense no tempo que precisa para cada atividade e estabeleça metas realistas sempre que puder.

8. Faça pausas e alongamentos
Principalmente quem trabalha o dia todo no computador, a falta de movimento pode prejudicar a saúde e ocasionar lesões diversas. Para evitar esse tipo de problema, faça pequenas pausas ao longo do dia e adapte alguns alongamentos para fazer no seu ambiente de trabalho mesmo.

9. Evite bloqueios
Bloqueios criativos são estressantes e podem prejudicar nosso bem-estar. Quando empacar em uma tarefa, tente encará-la de um ponto de vista diferente ou faça uma pausa para limpar a mente antes de resolver o problema. Não se esqueça ainda de pedir ajuda se precisar, duas cabeças pensam melhor do que uma.

10. Não viva só para o trabalho
Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir, mas tenha em mente que você é uma pessoa incrível, muito maior do que sua profissão define. No trabalho, dê o seu melhor, mas saiba a hora de parar e descansar, pois isso é essencial até para o bom desempenho.

11. Tenha uma vida social ativa (mesmo na quarentena)
Socializar é uma necessidade do ser humano, assim como beber água. A quarentena não é o fim da sua vida social. Aproveite momentos de lazer para trocar mensagens ou ligar para os amigos e familiares. Manter essas conexões vivas alivia o estresse e nos deixa mais felizes.

12. Faça o que gosta
Mesmo que tenha pouco tempo livre, busque fazer algo que gosta todos os dias. Seja assistir uma série ou um bom filme, jogar cartas, pintar ou qualquer outra atividade. Isso é uma forma de se recompensar ao longo do dia e é ótimo para promover o bem-estar.

13. Procure novos hobbies
Às vezes nos cansamos até de uma coisa que sempre tivemos prazer em fazer, como qualquer uma das atividades citadas acima. Nesse caso, uma boa dica para uma vida mais saudável é nunca deixar de adquirir novos hobbies. Nunca se sabe o que pode ocupar seus momentos de lazer até tentar algo novo.

14. Faça o que os outros gostam
Tão importante quanto socializar e fazer o que gosta, mostre companheirismo e consideração pelas pessoas que ama ao fazer o que elas gostam e compartilhar um pouco dos interesses delas. Seja para o marido, esposa, filhos, irmãos ou afins, dedique um pouco de si a quem está por perto e aproveite mais a vida.

15. Pratique atividades físicas regulares
É comprovado que atividades físicas melhoram a auto-estima, sensação de bem-estar e a imunidade, sem mencionar o ganho de condicionamento físico. Mesmo que uma simples caminhada, ioga ou treinos funcionais em casa, fuja do sedentarismo para melhorar sua qualidade de vida.

16. Procure desafios na medida certa
Assim como as metas realistas para o trabalho, os desafios na prática de esportes devem estar ajustados à sua realidade. Uma sobrecarga física pode ter efeito negativo, portanto saiba acertar a dose e procure orientação profissional sempre que possível.

17. Tenha uma boa companhia
Atividades físicas também são ótimas oportunidades para socializar e estreitar os laços com uma pessoa importante. Além disso, ter uma boa companhia na hora de praticar esportes é um truque muito eficiente para que ambos se motivem e alcancem juntos os bons resultados

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp