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15/04/2022 às 11h54min - Atualizada em 15/04/2022 às 11h54min

Cresce os golpes e compras indesejadas em cartão de crédito

Idosos são os principais alvos das quadrilhas que aplicam esses golpes

Parcelamento de compras, assinaturas de serviços e produtos, aplicativos de delivery. É, não tem jeito, o cartão de crédito é usado para muitas compras e de várias formas e, por isso, mesmo, possui vários mecanismos se segurança. Olhando assim, parece difícil ser vítima de fraude, mas os golpistas agem para enganar os clientes fazendo com que eles mesmos entreguem seus dados.

Quando falamos de fraude no cartão de crédito os golpistas, por meio do roubo de dados, seja por furto ou por ferramentas de engenharia social no meio digital, utilizam e manipulam informações e dados bancários de outras pessoas.

Em Sete Lagoas e região esta crescendo muito os golpes envolvendo cartoes de crédito. Para os golpes, vale de tudo, e-mail de loja, promoções em redes sociais e ligações para convencer os clientes a fornecerem dados e informações. Mas com algumas dicas simples, você pode se proteger e evitar fraudes.

Principais tipos de fraude no cartão de crédito

Ofertas em e-mails e redes sociais

Fazer o cliente comprar em sites falsos é um dos tipos de golpes mais comuns. O cliente recebe uma oferta e acha que está fazendo um cadastro, mas, na verdade, está entregando seus dados aos golpistas.

Esse golpe vem por e-mail ou redes sociais quando os golpistas “imitam” as características de uma loja online com uma oferta tentadora para o cliente clicar e comprar sem pensar muito.

Endereço do site falso

Ficou na dúvida se a oferta realmente existe? Antes de digitar seus dados, principalmente, os bancários, faça uma busca na internet para verificar se esse site realmente existe. Golpistas usam nomes semelhantes aos nomes oficiais das lojas, com pequenas variações, inserem, tiram ou trocam uma letra de lugar no endereço da página.

Antes de colocar seus dados em um site de compra, tenha o cuidado de verificar se o site realmente existe, pois ao entrar com seu login e senha, os golpistas podem copiar esses dados e conseguir acesso à loja verdadeira e ter acesso a todos os dados que você deixou salvos.

Com esses dados em mãos, os criminosos podem fazer compras indevidas, mudar o endereço de entrega e pegar informações pessoais. Por isso, evite usar a mesma senha para vários sites de compra, o que facilita a ação dos golpistas.

Verifique se o site é confiável

Com uma busca rápida na internet, você consegue conferir se um site tem boa reputação entre os clientes. A nota da loja ou do serviço é baixa? Outros clientes reclamam desse site? Sinal de que você não deve comprar nele.

Quando a oferta é boa demais... Desconfie! Mesmo em época de promoções e datas comemorativas, compare o produto que você quer comprar em outras lojas. Se o preço, condições de pagamento ou taxas estiverem muito abaixo de outras lojas, provavelmente essa oferta é falsa e, ao inserir seus dados nesse tipo de site, criminosos podem roubar e usar seus dados de forma indevida.

Evite usar Wi-Fi público para compras e cadastros

Muitos estabelecimentos, shoppings e até mesmo prefeituras, oferecem redes Wi-Fi em espaços públicos para os usuários acessarem a internet. Mas essas redes são abertas e qualquer pessoa pode utiliza-las, por isso, evite fazer cadastros e digitar seus dados pessoais e bancários nesses tipos de rede.

Telefonemas e mensagens de WhatsApp

Recebeu uma ligação em que pedem para confirmar seus dados? Desligue! Geralmente, empresas, lojas ou instituições financeiras não pedem confirmação de dados por telefone ou mensagem. Se ficar na dúvida, o melhor a fazer é não fornecer seus dados e entrar em contato com a empresa para saber se realmente precisam desses dados.

E se a fraude deixar meu nome negativado?

A negativação indevida por fraude no cartão de crédito é mais comum do que parece e, nesse caso, o consumidor tem direito não só à regularização do seu CPF, mas também a uma indenização por danos morais.

Nessa situação, a vítima deve, primeiramente, entrar em contato com a empresa que fez o seu cadastro como inadimplente. Feito isso, a empresa tem até cinco dias úteis para limpar o nome do consumidor.

Se não for possível entrar em contato com a empresa ou a mesma se negar a prestar o suporte necessário, a vítima pode entrar diretamente em contato com o órgão de proteção ao crédito no qual está registrado.

Se ainda assim o consumidor continuar negativado, é possível entrar com uma ação judicial por negativação indevida. Para isso, é recomendável que o consumidor consulte um advogado especialista em Direitos do Consumidor.

Dessa forma, é possível pedir uma indenização pelos danos morais sofridos e também a reparação de quaisquer prejuízos oriundos da negativação indevida.

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