Oia Notícias Publicidade 728x90
19/04/2022 às 14h16min - Atualizada em 19/04/2022 às 14h16min

Empresa desenvolve método para criar gasolina sem petróleo que não exige mudança na estrutura dos veículos

Além do projeto em andamento no Chile, plantas de produção nos EUA e Austrália estão previstas na estratégia da holding na qual a Porsche investiu 75 milhões de euros

Uma empresa do Chile desenvolveu uma forma de produzir um novo tipo de gasolina que não é derivada do petróleo e que promete ser mais sustentável. Em prática, este combustível pode ser utilizado nos motores dos carros, aviões e navios, sem a necessidade de mudar a estrutura dos veículos. A nova gasolina recebeu o nome de eFuel e é uma criação da Highly Innovative Fuels (HIF). Todo o processo de produção do novo produto é feito sem o uso do petróleo e utiliza apenas matérias primas como água e ar.

Para que o combustível seja produzido, são utilizados eletrolisadores que são responsáveis pela divisão da água em oxigênio e hidrogênio, através do uso de energia eólica. A partir daí, o dióxido de carbono que é capturado pela atmosfera é filtrado e combinado com o hidrogênio da água, para que o metanol sintético seja produzido e convertido no eFuel.

Por mais que as grandes fabricantes de veículos estejam empenhadas na criação de carros elétricos, empresas como Volkswagen, Bosch e Audi também estão focando na criação de combustíveis sintéticos e de zero carbono que não são derivados de petróleo. Recentemente, a Porsche e outras empresas investiram US$ 260 milhões na produtora do Chile.

A expectativa é que o local produza, ainda este ano, 130 mil litros do eFuel. O objetivo da empresa é que sejam capturados mais de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera e produzidos 150 mil barris por dia do novo combustível.

De acordo com a startup, os postos de gasolina comum, ou seja, derivada do petróleo, não precisariam ser modificados, pois os consumidores poderiam apenas acessar as bombas existentes e encher seus tanques. Além disso, o eFuel pode ser transportado pelo mundo todo, assim como os outros combustíveis comuns são hoje em dia.

De acordo com o CEO e presidente da HIF Global, César Norton, a resposta da empresa ao cenário atual das mudanças climáticas é a descarbonização, que traz uma solução a nível global, tornando a expansão em mercados internacionais uma parte essencial da estratégia da empresa.

Porsche está investindo em novo combustível sintético

Neste mês, a multinacional Porsche anunciou investimentos de US$ 75 milhões na HIF Global para o desenvolvimento da gasolina que não é derivada de petróleo. De acordo com a montadora, a produção do eFuel poderá ter escala comercial ainda este ano, isso porque está construindo uma planta piloto Haru Oni, situada na cidade portuária chilena de Punta Arenas.

Quando a primeira etapa for concluída, a alemã terá duas expansões do complexo, uma em 2024 e outra em 2026, saltando a produção, respectivamente, para 55 e 550 milhões de litros de combustível sem uso de petróleo.

Além da Porsche, marcas como Siemens Energy e ExxonMobil também estão envolvidas na produção da nova gasolina sintética. Com o investimento atual da montadora alemã, há a possibilidade de que plantas adicionais no Chile, nos Estados Unidos e também na Austrália sejam desenvolvidas.

Multinacional alemã utilizará eFuel em veículos de corrida

A Porsche planeja utilizar, por ora, o novo combustível em veículos de competição, ou seja, em carros de corrida. Entretanto, futuramente, o eFuel deve estar presente em carros comuns e nas fábricas. De acordo com a empresa, a gasolina sintética deve ajudar na redução das emissões de poluentes.

De acordo com um dos integrantes da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Haru Oni, Michael Steiner, a expectativa é que o novo produto contribua na redução de gases poluentes na atmosfera, em motores onde já há a queima de combustíveis derivados do petróleo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp