Oia Notícias Publicidade 728x90
20/04/2022 às 12h24min - Atualizada em 20/04/2022 às 12h24min

​Perigo nas escolas! Alunos cheiram pó de corretivo simulando consumo de drogas

Além de lesões e doenças respiratórias, a “modinha” é vista pelos especialistas como um estímulo ao uso de drogas.

Alunos aderiram a uma nova e perigosa tendência que vem circulando na internet e deixando pais e professores em alerta. Crianças e adolescentes publicam vídeos cheirando pó de corretivo líquido raspado, também conhecido como “branquinho”, como se fossem drogas. 

Além de lesões e doenças respiratórias, a “modinha” é vista pelos especialistas como um estímulo ao uso de drogas. O pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum diz que existe um efeito psicológico e também uma apologia às drogas.

“Não é para ficarmos incentivando uma criança a fazer algo assim, pois estamos ensinando um mau hábito. É importante conversar com a criança e o adolescente e deixar claro que isso não vai trazer nenhum benefício a ela”, disse o pediatra.

O corretor é feito à base de água, mas contém substâncias que podem ser prejudiciais e trazer efeitos colaterais, como o dióxido de titânio, que serve para deixar o líquido com a cor branca.

O médico otorrinolaringologista Henrique Pedro Von Zuccalmaglio Filho diz que a substância em si não é altamente tóxica. No entanto, a inalação desse componente pode provocar um quadro irritativo no nariz, rinite química, lacerações, ulcerações e até mesmo sangramentos.

“É um corpo estranho dentro do nariz. O corpo vai ter uma reação inflamatória. Pode congestionar o nariz, aumentar a produção de secreção e facilitar uma sinusite”, explica o médico.

Se a inalação for feita de forma repetitiva, o pó pode descer às vias aéreas inferiores e, no caso de uma pessoa asmática, desencadear uma crise grave.

O pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum diz que a inalação do pó não gera nenhum efeito alucinógeno ou prazeroso. “A criança que cheira esse pó não imagina que ele vai para os pulmões e que pode causar grandes danos, como pneumonia, pneumonite, infecções, reações alérgicas e asmas, por exemplo”, disse o médico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp