Oia Notícias Publicidade 728x90
22/05/2023 às 08h38min - Atualizada em 22/05/2023 às 08h38min

Vini Junior, do Real Madrid, sofre novo episódio de racismo na Espanha

Equipe do brasileiro enfrentou o Valencia pela 35ª rodada de La Liga

Vinicius Junior, jogador do Real Madrid, enfrentou mais um episódio de racismo durante uma partida na Espanha. No confronto contra o Valencia, válido pela 35ª rodada da La Liga, o time do brasileiro foi derrotado por 1 a 0, mas o resultado ficou em segundo plano diante do lamentável incidente.

Aos 27 minutos do segundo tempo, a partida foi interrompida. Vinicius Junior se envolveu em uma discussão com torcedores enquanto seus colegas de equipe tentavam acalmá-lo. Gritos de "Mono" (macaco, em espanhol) puderam ser ouvidos vindo da torcida do Valencia. O árbitro conversou com os responsáveis pela organização do jogo e decidiu paralisar a partida.

O sistema de som do estádio anunciou a interrupção do duelo devido ao comportamento dos torcedores do Valencia, solicitando o fim das "manifestações racistas". Após aproximadamente oito minutos, a partida foi retomada, e Vinicius Jr permaneceu em campo.

A partir dos episódios repetidos de racismo, o clima do jogo ficou tenso. Vinicius Junior foi provocado pelo goleiro Mamardashvili, que recebeu um cartão amarelo como punição. Os jogadores se envolveram em empurrões no campo.

No final do confronto, contudo, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos adversários, foi expulso após uma discussão com o atacante Hugo Duro, no qual acertou o braço do jogador. Vinicius recebeu um cartão amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, acabou sendo expulso nos acréscimos.

Vinícius responde

O jogador foi às redes sociais e desabafou. "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas".

"Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", completou.

 

Infelizmente, o problema envolvendo a torcida espanhola não é algo novo. Vinicius Junior já foi vítima de inúmeros casos de racismo ao longo de sua trajetória no clube espanhol.

Um dia depois do ocorrido, o Real Madrid apresentou uma queixa de crime de ódio aos promotores espanhóis por cânticos racistas lançados contra o jogador brasileiro Vinicius Junior, durante a partida de domingo (21), no estádio Mestalla, em Valência, pelo Campeonato Espanhol.

"O Real Madrid C.F. manifesta a sua mais veemente rejeição e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinicius Jr."

Os ataques, segundo o clube afirmou em nota, "constituem um crime de ódio" pelo qual o clube apresentou uma queixa à Procuradoria-Geral do Estado.

O Movimento Contra a Intolerância e a Associação de Jogadores de Futebol da Espanha disseram em um comunicado conjunto que também apresentaram uma queixa ao mesmo Ministério Público, citando calúnias raciais contra o jogador negro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp