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26/07/2023 às 12h36min - Atualizada em 31/07/2023 às 00h00min

Cinco estratégias testadas para maximizar vendas no Dia dos Pais 

Considerada uma das datas mais importantes do varejo, segue em crescimento nos últimos anos e traz possibilidades aos lojistas 

AI
Imagem de senivpetro no Freepik

O Dia dos Pais está entre as celebrações comemorativas mais relevantes para o  comércio. É celebrado no segundo domingo de agosto e representa uma das melhores oportunidades para os lojistas. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em 2022 as saídas na semana da data sazonal tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O levantamento também apontou que houve aumento de 9,2% nas vendas em lojas físicas e 33% nos e-commerce.

 

Isso tudo pode ser explicado porque no segundo semestre do ano as pessoas começam a gastar mais, já que as contas do início do ano, como IPVA e IPTU, já foram pagas. No Dia dos Pais as pessoas estão mais propensas a irem ao comércio, seguido do Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Sendo assim, uma campanha para essa data precisa ser  pensada e planejada com antecedência. 

 

Para exemplificar, André Macedo, CEO da RediRedi, plataforma multiplicadora de canais que otimiza vendas e gestão de estoques para MPMES, trouxe quatro estratégias para que os varejistas possam se preparar. Confira:

 

Estude o público-alvo e pense nos filhos

É preciso lembrar que, em uma data como essa, normalmente os principais responsáveis por ir às compras são os filhos, então comunique-se com quem vai adquirir o produto e não necessariamente com quem vai usar. Em outras palavras, identificar como eles se comportam e o que gostam de consumir pode ajudar a empresa a criar opções de presentes mais assertivas. 

 

Faça vitrines com a temática da data 

Se você vende no online, pense em postagens com layouts que remetam à data. Os canais ajudam a estimular a curiosidade dos consumidores e levam eles a adquirir os produtos. Além disso, tenha uma boa vitrine dos seus produtos, seja criativo e original. 

 

Diversifique os produtos

Muita gente ainda acredita que os pais só gostam de utensílios esportivos, como camisetas de futebol. Mas muito mais que isso, hoje já existe uma vasta quantidade de produtos, de diferentes estilos, que chamam a atenção. Então, garanta um estoque diversificado. 

 

Otimize seu e-commerce 

Já pensou entrar em um site e não ter os produtos que estão sendo anunciados? Parece impossível, mas acontece com frequência. Garanta que as mercadorias estejam disponíveis, que as páginas estejam funcionando, que as imagens sejam atrativas e que as descrições sejam completas. Lembre-se, levar uma boa experiência pode trazer o consumidor mais vezes para a sua loja. 

 

Calcule o ROI 

Essa é uma data sazonal que acontece todo ano, então é importante mensurar os resultados para saber onde está errando ou acertando. Essa estratégia vai ajudar a aprimorar suas campanhas em outras datas e até mesmo no próximo ano. Além disso, vai dizer quais são os produtos que mais deram certo e qual o seu perfil de público. 


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