Oia Notícias Publicidade 728x90
18/09/2023 às 12h55min - Atualizada em 18/09/2023 às 12h55min

Onda de calor pode provocar ‘muito granizo’ e vendavais em regiões do Brasil

Risco maior é para cidades do Rio Grande Sul, mas estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil também estão no radar

Mapa mostra regiões que podem ser atingidas por calor, granizo, vendaval e temporal

A onda de calor prevista para as próximas duas semanas no Brasil pode provocar muito granizo e vendavais, alerta a MetSul Meteorologia. O risco maior é para cidades do Rio Grande Sul, mas estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil também estão no radar.

“Áreas de baixa pressão contribuirão para formar uma enorme bolha de ar mais quente que atuará nas latitudes médias da América do Sul, envolvendo o Norte e o Nordeste da Argentina, o Paraguai, Bolívia, e no Brasil as regiões Sul, Centro-Oeste e o Sudeste”, explica nota da MetSul Meteorologia.

O instituto destaca que quanto mais quente atmosfera, maior o risco de temporais fortes a severos.

“O calor será enorme nesta semana no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, especialmente na segunda metade da semana, quando se projeta a bolha de ar quente se reforce sobre o Centro-Sul do país. Marcas de 40ºC a 43ºC ocorrerão principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste, sobretudo no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, mas também em pontos do interior de São Paulo e de Goiás. Temperaturas próximas ou ao redor dos 40ºC poderão ser anotadas em direção ao final da semana ainda no Norte do Paraná e no Triângulo Mineiro”, destaca o texto.

“Temperatura muito alta, quando há instabilidade, ainda traz elevado risco de vendavais. Como as marcas nos termômetros estarão excessivamente altas no Norte do Paraná, Centro-Oeste e no Sudeste, formações muito isoladas de instabilidade decorrentes do intenso calor poderão trazer vendavais isolados e com danos nestas áreas no decorrer da semana”, reforça.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp