Oia Notícias Publicidade 728x90
22/03/2024 às 18h44min - Atualizada em 22/03/2024 às 18h44min

​Chuva causa estragos e transtornos em Petrópolis

Aumento do nível do rio interditou a Rua Coronel Veiga, uma das principais vias do município; cidade está em estágio de alerta, nível mais alto de preocupação

A chuva forte que atinge a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, já deixou ruas alagadas e causou deslizamentos, nesta sexta-feira (22). A Rua Coronel Veiga, uma das principais vias da cidade, foi interditada devido o transbordo do Rio Quitandinha. Em outra parte do município, um barranco de terra deslizou e atingiu casas. Ainda não há informações sobre feridos.

A previsão indica que o volume acumulado em 24h deve chegar a 200mm no município. A cidade entrou em estágio de alerta às 14h50, o nível mais alto de preocupação. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um barranco desabando no bairro Independência e atingindo casas. Enquanto filmavam a situação, vizinhos gritaram para os moradores deixar as residências.

A Prefeitura de Petrópolis anunciou a interdição da Rua Coronel Veiga às 14h05. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o Rio Quitandinha transbordando e atingindo a via. O Alerta de Cheias, programa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), indica Alerta Máximo para transbordo na região. Outros pontos da cidade também registraram chuva forte, inclusive com sirenes tocando.

A cidade está com risco muito alto de alagamentos, inundações e deslizamentos, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo a prefeitura, pelo menos oito ocorrências já foram registradas no município, como alagamentos e bolsões d'água, e que nenhuma vítima foi registrada até o momento.

A Defesa Civil de Petrópolis recomendou o fechamento do comércio do Centro Histórico devido à inundação ao longo da Rua do Imperador. O órgão destacou que abriu os protocolos de risco de deslizamento e fez o acionamento do segundo toque do sistema de sirenes no primeiro distrito de Petrópolis, nas localidades de São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio.

A subida da Serra de Petrópolis, a BR-040, sentido Juiz de Fora, foi interditada preventivamente, por volta das 16h40, devido a chuva extrema que atinge a região. O bloqueio começa a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A Concer, concessionária que administra o trecho, informou que há trechos parcialmente interditados por deslizamentos de terras na rodovia.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp