Oia Notícias Publicidade 728x90
28/08/2024 às 13h22min - Atualizada em 28/08/2024 às 13h22min

Piora da qualidade do ar e doenças respiratórias: veja efeito das queimadas na saúde e no ambiente

Incêndios aumentaram 78% em 2024, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Os incêndios espalhados pelo Brasil trazem diversos prejuízos para o país. As queimadas - que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aumentaram 78% em 2024 - afetam o meio ambiente e a saúde humana, dentre outras coisas. É que a queima de biomassa libera gases e partículas que podem prejudicar a qualidade do ar e de vida das pessoas. 

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com outros centros de pesquisa, mostrou que os poluentes de incêndios florestais - especialmente na Amazônia - geram impactos físicos e mentais. Os dados - coletados por satélite entre 2010 a 2019 - alertam para o potencial carcinogênico de algumas partículas poluidoras resultantes das queimadas. 

“O poluente que é tratado no estudo a gente chama de material particulado 2.5. O 2.5 se refere ao tamanho dessa partícula, que é muito pequenininha, capaz de entrar nos nossos pulmões e atravessar barreiras de proteção, cair na corrente sanguínea e fazer bastante mal para saúde. Essas partículas são muito ricas em hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Entre esses compostos, alguns são carcinógenos já conhecidos. Outro estudo do nosso laboratório avaliou o potencial carcinogênico dessas partículas e descobriu que elas podem induzir mutações nas células, que eventualmente podem levar ao câncer”, explicou a bióloga e chefe do Laboratório de Patologia Ambiental e Experimental (LIM05) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Mariana Matera Veras, ao jornal da universidade.

Outra condição agravada pelos efeitos das queimadas é a saúde ocular. A combinação de poluentes, incluindo partículas finas, gases tóxicos e compostos químicos, pode irritar os olhos e causar diversos problemas à superfície ocular. “Nesse período do ano, já temos a baixa umidade do ar que causa o olho seco. Com a intensidade das queimadas, a fumaça e as pequenas partículas que elas deixam no ar, podem piorar ainda mais os sintomas do olho seco e causar irritação ocular”, explica a oftalmologista do Hospital Felício Rocho Marina Carvalho.

Conforme a médica, nos olhos, os sinais mais comuns dos efeitos dos incêndios incluem vermelhidão, prurido (coceira), ardência e edema (inchaço) conjuntival e palpebral. “Nesse período, é indicada a hidratação oral, o uso de colírios lubrificantes - quando recomendados - e evitar coçar os olhos. Se tiver contato ocular com fuligem, lavar os olhos com soro fisiológico em abundância e procurar o seu oftalmologista imediatamente", alerta a especialista.

A poluição do ar é um dos fatores mais preocupantes da degradação do meio ambiente em razão das queimadas. O aumento da emissão de gases emitidos - provocado pela sequência de incêndios - é altamente alarmante, conforme explica a professora em biologia e sustentabilidade do UniBH Fernanda Raggi. “Temos estudos que comprovam que, em dias de evento com fumaça, a gente tem um pico de excesso de dióxido de carbono, que vai a 100% . E esse gás tem uma relação com o efeito estufa porque ele absorve e reemite a energia infravermelha. Então, isso acaba aumentando a temperatura da atmosfera e comprometendo as metas que a gente tem que cumprir dentro da Conferência das Partes (COP) ou Conferência do Clima e os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).”

A situação ainda piora, segundo a professora. “É que além do aumento de temperatura por causa do dióxido de carbono, existe o material particulado que vai impedir que o vapor da água se propague na atmosfera. Essas partículas tomam conta das gotas de vapor, fazendo com que elas fiquem mais pesadas e não subam, o que amenizaria a temperatura e aumentaria a umidade relativa do ar. Então a gente vai ter um ambiente quente e seco formando o que chamamos de ilhas de calor.” 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp