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08/09/2024 às 09h10min - Atualizada em 08/09/2024 às 09h10min

‘Apagão’ deixa serviços do Ministério do Trabalho fora do ar há dez dias

Foram encontrados erros de funcionamento em pelo menos oito serviços do Ministério do Trabalho e Emprego; indisponibilidade da plataforma de registro profissional afeta trabalhadores de 14 categorias

Diversos serviços disponibilizados pelo Ministério do Trabalho foram afetados por um apagão que completa 10 dias neste sábado (7). Com isso, sistemas de gestão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estão fora do ar e sem previsão de retorno.

A instabilidade nas plataformas digitais gera transtornos para trabalhadores, empregadores e sindicatos. A reportagem encontrou erros de funcionamento em pelo menos oito serviços do MTE, que afirma estar corrigindo erros - sem dar prazo para a retomada dos serviços.

Registro profissional

Uma das principais plataformas que demonstra instabilidade é a de registro profissional, realizado através do SIRPWEB. Ao todo, 14 profissões são regulamentadas pelo sistema. Confira quais são:
  • Agenciador de Propaganda
  • Artista
  • Atuário
  • Arquivista
  • Guardador e Lavador de Veículos
  • Jornalista
  • Publicitário
  • Radialista
  • Secretário
  • Sociólogo
  • Técnico em Espetáculos de Diversões
  • Técnico de Segurança do Trabalho
  • Técnico em Arquivo
  • Técnico em Secretariado e Historiador

Serviços destinados a empregadores também demonstram instabilidade. Alguns são: o sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (SIRETT), o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e o Registro de Contratante, utilizado para a contratação de profissionais para espetáculos artísticos.

Outros sistemas que também estão fora do ar são os destinados aos sindicatos. O Cadastro Nacional de Entidades Sindicais é um dos que está indisponível. Também demonstram instabilidade a solicitação de medição coletiva de trabalho, o atendimento da Subsecretaria de Relações do Trabalho (SRT) e a solicitação de registro de instrumento coletivo de trabalho.

O Ministério respondeu, em nota, que identificou falhas e trabalha para a resolução. Confira a íntegra do comunicado:

“O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa que foram identificadas falhas físicas em alguns discos da infraestrutura de armazenamento do órgão. A equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), do MTE, está trabalhando ativamente para realizar as correções necessárias e minimizar qualquer impacto nos serviços. Cabe ressaltar que, durante o processo de reparo, pode haver interrupções temporárias em alguns sistemas e serviços que dependem dessa infraestrutura. O MTE está tomando as devidas providências para resolver a situação o mais breve possível.

Diante disso, o ministério conta com a compreensão de todas e todos que acessam os nossos serviços.”
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