29/10/2024 às 11h05min - Atualizada em 29/10/2024 às 11h05min
Hotel desaba na Argentina; bombeiros buscam pessoas soterradas
Prédio de 10 andares em cidade costeira desabou em meio à realização de obras sem licenças
Um edifício de dez andares que abrigava o apart-hotel Dubrovnik em Villa Gessell, na província de Buenos Aires, desabou na madrugada desta terça-feira (29). O acidente resultou na morte de um idoso e deixou nove pessoas desaparecidas. O desabamento ocorreu meia hora após a meia-noite, e os bombeiros conseguiram estabelecer contato com uma mulher presa sob os escombros, que informou estar acompanhada de outra pessoa.
Cerca de 100 bombeiros e equipes de emergência, incluindo unidades de cidades vizinhas, trabalham no local. O prefeito da cidade, Gustavo Barrera, confirmou que há pessoas presas nos escombros, mas ainda não foi possível quantificá-las ou avaliar seu estado. Entre as vítimas, estão trabalhadores que atuavam na obra do hotel no momento do acidente.
A Câmara Municipal de Villa Gesell informou que a reforma do hotel estava sendo realizada de forma clandestina, sem cumprir a regulamentação local, e havia sido paralisada pelo município em agosto. O prefeito afirmou que parte do desabamento afetou uma casa vizinha, e que algumas das pessoas que procuram nos escombros poderiam ser moradores do imóvel ao lado.
O chefe da operação de resgate, Hugo Piriz, informou que estão realizando uma busca por oito ou nove pessoas que se encontravam nos três primeiros andares do hotel. Até o momento, os bombeiros não conseguiram resgatar ninguém. Villa Gessell, uma cidade turística, não apresenta grande ocupação atualmente, na primavera do hemisfério sul.