Oia Notícias Publicidade 728x90
15/03/2021 às 08h37min - Atualizada em 15/03/2021 às 08h37min

​Governo vai antecipar 13º salário do INSS e abono salarial em 2021

Antecipação do abono salarial Pis/Pasep 2021 e do 13º salário do INSS amenizarão crise, diz Guedes. A proposta faz parte de uma série de medidas do Governo.

O governo federal decidiu que vai antecipar dois benefícios em 2021. Ainda sem data oficial para retomar os pagamentos do Auxílio Emergencial em março deste ano, a equipe econômica confirmou a antecipação do abono salarial e também do 13° salário dos aposentados do INSS. As medidas fazem parte da estratégia do governo para minimizar os impactos da pandemia que ainda apresenta crescimento no número de casos ativos e registros no número de mortes diárias muito maiores do que o pico da pandemia, em julho do ano passado.

A antecipação do décimo terceiro dos aposentados e do abono PIS/PASEP 2021 foi confirmada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou a intenção de iniciar o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS em abril, após aprovação da PEC Emergencial que passou no Senado no dia 3 de março e vai ser votada na Câmara no dia 10. Como a folha de pagamento do mês de março inicia só no dia 25, a liberação do salário extra pode ainda ocorrer este mês.

O adiantamento do saque do abono salarial foi oficializada no mês passado e ocorreu em fevereiro a liberação para quem ainda aguardava o calendário de saque, que iria até março. As iniciativas são consideradas viáveis por Guedes, visto que já estão previstas no orçamento de 2021 e não teriam custo extra.

O ministro e sua equipe decidiram analisar o cenário econômico e a crise sanitária causada pela pandemia que ainda afeta o país neste início de ano antes de tomar decisões sobre as medidas econômicas. Entre elas, está a volta do Auxílio Emergencial, já confirmada pelo governo e está sendo estudada em conjunto com os presidentes da Câmara e do Senado.

14º salário do INSS vai sair?

Um assunto muito comentado no final de 2020 foi a possibilidade de pagamento de um 14º salário aos aposentados do INSS. O pagamento da parcela extra foi proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS), no projeto de lei PL nº 3657, que tramita no Congresso. O parlamentar propôs o salário adicional aos segurados do INSS uma vez que o 13º dos aposentados foi antecipado no início do ano passado e os beneficiários ficaram sem o valor extra no final do ano.

Segundo ele, o 14º salário proporcionaria socorro aos aposentados que compõe o grupo de risco da Covid-19, bem como contribuiria com a injeção de recursos para movimentar a economia no início de 2021. Em diversos momentos, o senador pediu urgência na aprovação do PL 3657, no entanto, a proposta não foi colocada em pauta em tempo hábil para que o pagamento pudesse ocorrer ainda em 2020. Contudo, Paim afirmou que não pretende desistir do projeto e que fará esforços para que o projeto de lei seja aprovado este ano. "Vamos insistir, mesmo que fique para o ano que vem, porque a crise vai continuar", disse o Senador. Portanto, existe a chance dos aposentados e pensionistas do INSS receberem o 14º salário em 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp