Oia Notícias Publicidade 728x90
23/03/2021 às 07h57min - Atualizada em 23/03/2021 às 07h57min

Como anda a vacinação pelo mundo?

França vive humilhação de não ter vacina contra Covid-19, depois de reduzir investimentos.

A Itália, que há um ano impôs um dos primeiros bloqueios nacionais, está mais uma vez lutando para conter a rápida disseminação de infecções. A campanha de vacinação da Itália foi afetada por atrasos, como aconteceu em outras partes da União Europeia.

A empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca revisou para baixo a quantidade de vacina que poderá fornecer à União Europeia, culpando as restrições à exportação impostas por alguns países. A empresa não deu mais detalhes. Em janeiro, a empresa anunciou um grande corte nas 100 milhões de doses que seriam entregues à UE em março, gerando uma disputa pública com a Comissão Europeia.

França vive humilhação de não ter vacina contra Covid-19, depois de reduzir investimentos.  A crise sanitária revelou um declínio terrível da França na área da pesquisa científica. Os franceses têm encarado como uma humilhação não dispor de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida em laboratórios do país, enquanto as outras potências mundiais.

O governo francês continua às voltas com o atraso na campanha de vacinação. Até quinta-feira (4), 1.687.026 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que representa 2,5% da população.

Vacinação em Portugal enfrenta lentidão e denúncias de irregularidades. Em meio a críticas de entidades médicas, denúncias de irregularidades e de desperdício de doses, a cobertura da vacinação contra a covid-19 em Portugal acaba de ultrapassar a marca de 3,4% da população com ao menos uma dose do imunizante.

Em Portugal país com cerca de 10 milhões de habitantes, 347.013 pessoas já haviam recebido a primeira dose e 209.318 já haviam recebido as duas. No total, foram aplicadas 556.331 doses de vacina em Portugal. O destaque fica por conta da população com mais de 80 anos: 12% das pessoas nessa faixa etária já receberam ao menos uma dose.

Assim como outros países europeus, Portugal sofre com o atraso na entrega de vacinas por parte das farmacêuticas. Com isso, a primeira fase da vacinação, prevista para acabar em março, deve se estender até abril.

O Canadá garantiu o maior número de potenciais doses de vacinas contra a covid-19 per capita no mundo, mas está lutando para colocar as mãos nessas doses. O Canadá foi criticado no final do ano passado por comprar várias vezes o suprimento de que precisaria para garantir vacinas para sua população. Mas parece que o país não ficou bem posicionado na entrega prioritária dos dois imunizantes autorizados.

Isso em parte porque o país decidiu investir em vacinas de fábricas europeias, com medo de que os EUA, sob o comando do ex-presidente Donald Trump, proibissem as exportações. Mas as fábricas europeias estão lutando com o abastecimento e, recentemente, tem sido a União Europeia, não os EUA, que vem ameaçando essas proibições. O Canadá carece de capacidade de produção doméstica de vacinas. Até esta semana, 2,43% da população havia recebido pelo menos uma dose da vacina.

A campanha de vacinação contra Covid-19 do Japão está caminhando a passos lentos, uma vez que o país sofre com a falta de imunizantes e uma escassez de seringas especiais, que sublinham o desafio enorme enfrentado pelo país para cumprir a meta de vacinar todos os adultos até o final do ano. A campanha começou três semanas atrás, e pouco menos de 46.500 doses haviam sido administradas a profissionais de saúde da linha de frente até sexta-feira. No ritmo atual, seriam necessários 126 anos para vacinar os 126 milhões de habitantes do Japão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp