Oia Notícias Publicidade 728x90
10/01/2022 às 09h14min - Atualizada em 10/01/2022 às 09h14min

Barragem da usina do Carioca emite alerta de risco de rompimento

População é orientada a deixar a região imediatamente

A cidade de Pará de Minas, na região centro-oeste de Minas Gerais está em atenção. Na noite deste domingo (9), foi emitido um alerta para risco de rompimento da barragem da usina do Carioca. A orientação é que toda a população que vive abaixo da usina, às margens dos rios da região, deixe as casas imediatamente. O alerta vale para os moradores de Pará de Minas, Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

A Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil recomendaram, neste domingo (9), que os moradores da cidade, Pitangui e Onça de Pitangui, que moram abaixo da Usina do Carioca, deixem as casas imediatamente, pois há alto risco de rompimento da barragem.

Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão no local. Está em funcionamento o ponto de apoio em Carioca, no Posto de Saúde e no Salão ao lado da igreja. O objetivo é receber as famílias dos moradores das imediações da barragem que não tem para onde ir.

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, falou em um vídeo no Instagram que a região da Usina de Carioca está mobilizada com a equipe da polícia militar e dos bombeiros para buscar as pessoas que estão com as casas em situações de risco.

Diniz pede a compreensão das pessoas que estão próximas às regiões de risco. “Vá para locais mais altos, na casa de parentes ou de pessoas que podem nos ajudar. O que venham aqui para o abrigo que estamos oferecendo”, alertou.

O prefeito também falou que ainda não é possível saber “como está a situação envolvendo Britos e até mesmo envolvendo a Barragem do Benfica, em Itaúna. Pode ocorrer o efeito dominó. Várias partes estão inundadas.”

'99% de chance'

Nas redes sociais, moradores também compartilham o vídeo de um bombeiro desesperado alertando a moradores para que deixem suas casas. Segundo ele, a altura do rio São João pode subir mais de 60m. Ele orienta que as pessoas "sumam" do lugar, para que preservem suas vidas.

"A informação é 99% de que a barragem pode romper. Se ela romper ela vai estourar Carioca, Onça de Pitangui, vai vir aqui nessa reta, vai chegar na faixa, no mínimo 60m de altura, com igarapé, planta, vai levar tudo isso que está aqui. Pelo amor de Deus, foi orientado que nem os militares vão poder ficar aqui mais. É subir todo mundo para a parte alta do Pitangui", diz o militar.

A prefeitura de Pará de Minas informou que disponibilizou um posto de saúde ao lado do salão da igreja da cidade para receber pessoas que não tenham para onde ir.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp