Oia Notícias Publicidade 728x90
01/09/2024 às 09h16min - Atualizada em 01/09/2024 às 09h16min

MG registra mais de 70 mil infrações de trânsito pelo uso de celular ao volante

Tarefas comuns ficam comprometidos pelo uso excessivo de telas

A dependência tecnológica compromete a capacidade das pessoas em dirigir com segurança, transformando uma atividade cotidiana em um risco real e iminente. Dados da Secretaria de Estado de planejamento de Minas Gerais apontam que foram registradas neste ano quase 73.000 em frações relacionadas ao uso do celular por motoristas.

“As pessoas se distraem com um sinal com uma mensagem e causas acidentes, às vezes graves, às vezes leves, porque as pessoas se distraem. A atenção está entre os fatores mais importantes na direção. Quando a gente faz uma avaliação psicológica, a gente mede três tipos de atenção: a capacidade que a pessoa tem de concentração, a atenção alternada e dividida”, disse A psicóloga é especialista em trânsito e presidente da associação de Clínicas de trânsito do Estado de Minas Gerais, Adalgisa Lopes.

Tarefas comuns ficam comprometidos pelo uso excessivo de telas. Conforme pesquisas navegar na internet por 15 minutos e em seguida fazer qualquer outra ação reduz o foco e a qualidade da atenção.

“ No Brasil as estatísticas mostram que os brasileiros passam 9 horas e 29 minutos, em média, por dia, na internet. Então perde-se um tempo muito grande consumindo coisas vazias que nos impedem de ler, de usar a criatividade, de conversar com pessoas e de interagir com a família. Então, é muito preocupante essa dependência que estamos criando com a internet”, disse.

Cidades Defesa Civil emite alerta de onda de calor para BH; veja quando Cidades Após protesto na BR-381, acordo entre aldeia indígena e Governo Federal começa a valer nesta segunda (2) Cidades Quase 4 mil denúncias de abusos contra crianças são registradas em BH Cidades Tempo seco castiga BH, que terá umidade do ar em apenas 15% neste domingo (1º) Carregar Mais

O uso do celular causa uma dependência maior ou igual, por exemplo, ao uso de bebidas alcoólicas e isso aumenta o risco de depressão e outros problemas de saúde.

Para quem trabalha com o celular no trânsito é um desafio não mexer no aparelho enquanto dirige. “Devido a nossa profissão, a gente tem que ficar de olho no celular”, disse Adriano Barbosa, 45 anos, motorista de aplicativo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp