Oia Notícias Publicidade 728x90
16/11/2022 às 08h59min - Atualizada em 16/11/2022 às 08h59min

Temporal alaga avenidas e provoca destruição em João Monlevade

Principais vias da cidade foram tomadas pela chuva; carros ilhados e imóveis tomados pela lama foram registrados pelos moradores

OTempo

Um temporal alagou avenidas, casas e provocou a queda de muros e barrancos em bairros de João Monlevade, na região Central de Minas, na tarde de ontem. A Defesa Civil da cidade avalia os pontos atingidos. Não há feridos, segundo o órgão. 

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram as principais avenidas da cidade tomadas pela água. Carros ilhados e imóveis cheios de lama foram registrados pelos moradores. “A chuva começou por volta das 13h e veio muito forte. Arrebentou tudo. Minha mãe e meu irmão estavam em casa quando, de repente, escutaram um forte barulho. O muro do vizinho caiu, e a casa foi tomada pela água”, disse a dona de casa Daniela Cristina de Souza, 36. 

Os moradores relataram que o ponto mais atingido foi o centro de João Monlevade. “O tempo fechou de uma vez, e caiu aquele aguaceiro. Foi mais ou menos uma hora de muita chuva. Está uma coisa horrorosa. Os pontos atingidos ficaram bem destruídos. Aqui na cidade é sempre assim quando chove forte”, comentou a professora Irani Assunção, 60. 

Houve tromba d'água? 

Inicialmente, o órgão municipal chegou a divulgar que havia sido registrada uma tromba d'água na cidade, porém esse fenômeno não é registrado em Minas, conforme explica o meteorologista Ruibran dos Reis. 

"Popularmente, a tromba d'água é um aguaceiro, uma chuva muito forte que ocorre em determinado local. Porém, meteorologicamente falando, é um tornado que se forma no mar. Como aqui em Minas não temos mar, jamais poderá acontecer (aqui)", explica. 

Reis detalha ainda mais o fenômeno. "A tromba d'água é quando temos a nuvem cumulonimbus, que provoca raios e granizos que podem chegar a 15 km de altura. Dependendo das condições meteorológicas, pode 'nascer' um funil que desce da nuvem e toca no mar. Basicamente é um tornado que se forma no corpo d'água. Temos vários casos no litoral do Rio de Janeiro, por exemplo". 

Em Minas, explica,  o que acontece é a formação de nuvens que provocam aguaceiros. "Em João Monlevade, tivemos no dia de hoje 87 milímetros de chuva. É um volume muito alto", disse.

Sem feridos 

A Defesa Civil de João Monlevade foi procurada pela reportagem e disse que realizou avaliações de danos. A prefeitura, pelas redes sociais, pediu para que a população evite sair de casa e não passe em locais de possíveis alagamentos e deslizamentos. 

“Não se abrigue debaixo de árvores; procure estacionar em local seguro e coberto; se mora em área de risco, a qualquer sinal de perigo saia de casa, avise os vizinhos e contate a Defesa Civil pelo telefone 9 9361-01031”, diz o aviso publicado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp