Oia Notícias Publicidade 728x90
18/11/2020 às 07h45min - Atualizada em 18/11/2020 às 07h45min

Meteorologia indica muita chuva, granizo e queda de temperatura nesta 4ª; confira onde

A chuva forte que atingiu o Sul de Minas causou estragos em algumas cidades no fim da tarde desta terça-feira (17). Em Ilicínea, choveu granizo, árvores foram arrancadas e estruturas de casas e estabelecimentos foram danificados pela força dos ventos. A Defesa Civil de Três Corações também registrou ocorrências. Ruas ficaram alagadas no centro da cidade e os militares precisaram retirar árvores da pista na LMG 862.

A tendência é que o final de semana seja chuvoso em boa parte de Minas Gerais, com o avanço do sistema para as demais regiões do estado. 
 

Veja como ficam as condições do tempo em todas as regiões brasileiras:


Sul

Ao longo do dia, a combinação entre muita umidade e áreas de instabilidade no alto da atmosfera mantém a condição para chuva e temporais em todo território paranaense. Os volumes mais uma vez podem ser significativos, e a chuva vem acompanhada por trovoadas, eventual queda de granizo e ventos moderados.

Em Santa Catarina, na serra e no extremo norte do Rio Grande do Sul também chove, mas de maneira mais pontual e com baixos acumulados. Nas demais áreas gaúchas, o tempo firme segue predominando. Os três estados apresentam temperaturas amenas.

Sudeste

Um corredor de umidade associado a uma frente fria no oceano atua sobre a região e intensifica a chuva. Segue o risco para fortes temporais, chuva volumosa, ventos moderados e transtornos em praticamente toda oo Sudeste do país.

O destaque fica para o norte e nordeste de São Paulo e região central e sul de Minas Gerais. Nessas áreas, a chuva ocorre com maior intensidade e acumulados elevados, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica que contribui ainda mais para o tempo instável.

Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul/sudeste, o que faz despencar as temperaturas nos quatro estados da região.

Centro-Oeste

Uma nova frente fria avança em alto mar e consegue canalizar outro corredor de umidade, que atua desde a região Amazônica, passando pelo Centro-Oeste.

Isso tudo, associado a áreas de instabilidade no alto da atmosfera, aumenta o risco para temporais entre o sul de Mato Grosso e Goiás, assim como em todo o estado de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de fortes temporais e volumes mais elevados de chuva.

Fica o alerta para trovoadas, ventos moderados, eventual queda de granizo e maiores transtornos que toda essa chuva pode causar. Nas demais áreas de Mato Grosso e Goiás, a chuva ocorre de maneira mais rápida e pontual. A temperatura entra em declínio em Mato Grosso do Sul.

Nordeste

Segue a condição para chuva e temporais isolados na Bahia, Maranhão, Piauí e agora também no oeste de Pernambuco, num reflexo da combinação entre calor e alta umidade.

Segue chovendo também no litoral nordestino, mas de forma rápida e pontual, com exceção do Rio Grande do Norte, onde não há previsão de chuva em todo o estado. No Sertão e no Agreste, o tempo firme predomina.

Norte

Estão mantidas as condições para chuva e temporais isolados em toda a região. Isso ocorre por causa da combinação de alto calor e umidade.

Entre o norte de Rondônia e o oeste do Amazonas, os temporais tendem ser ainda mais intensos, devido a áreas de instabilidade que atuam em médios níveis da atmosfera.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp