Oia Notícias Publicidade 728x90
25/06/2023 às 08h26min - Atualizada em 25/06/2023 às 08h26min

Minas confirma mais duas mortes por febre maculosa; vítimas tinham 23 e 25 anos

Ano passado, Minas registrou seis mortes e 27 casos da doença

Mais duas mortes causadas por febre maculosa foram confirmadas em Minas Gerais. As vítimas são dois jovens, sendo uma garota de 25 anos e um rapaz de 23, ambos moradores de Conselheiro Lafaiete, cidade localizada a 99 km de Belo Horizonte.

Conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) neste sábado (24), subiu para quatro o número de óbitos causados pela doença transmitida pelo carrapato-estrela no Estado em 2023.

De acordo com a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, o local provável de contaminação ainda é investigado. O jovem morreu no dia 13 deste mês, após um dia de internação no Hospital e Maternidade São José, na cidade. No dia 12, a mulher foi levada para o Hospital Fundação Ouro Branco.

"Ressalta-se, nesta oportunidade, que o município, em conjunto com a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, mantém as ações de rotina para Vigilância Epidemiológica e Ambiental da doença no território", declarou a prefeitura em comunicado.

Doença

A SES alerta para os sintomas da febre maculosa, que são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão na palma das mãos e na sola dos pés, gangrena em dedos e orelhas, paralisia dos membros que se inicia nas pernas e sobe até os pulmões, causando parada respiratória.

“Além disso, com a evolução da doença, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e nos tornozelos, que não coçam, mas podem aumentar em direção à palma das mãos, aos braços ou à sola dos pés. Embora seja o sinal clínico mais importante, as manchas vermelhas podem estar ausentes, o que pode dificultar e/ou retardar o diagnóstico e o tratamento, determinando uma maior letalidade”, explicou a pasta.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp