Oia Notícias Publicidade 728x90
21/02/2024 às 12h39min - Atualizada em 21/02/2024 às 12h39min

STF faz 9 a 0 a favor de adiamento do pagamento da dívida de Minas com a União

Julgamento em plenário virtual terminou nesta terça-feira (20) e atende a pedido do governo de Minas e da ALMG

O Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou, em julgamento no plenário virtual, o adiamento até 20 de abril no prazo para que o Governo de Minas Gerais volte a pagar as parcelas da dívida com a União. O pagamento foi suspenso no final de 2018, ainda durante o governo de Fernando Pimentel (PT), e a medida vigorou durante toda a gestão de Romeu Zema (Novo).

O prazo-limite para o retorno do pagamento da dívida era 20 de dezembro de 2023, mas uma semana antes, o ministro Nunes Marques atendeu a um pedido conjunto de Zema e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e deu mais 120 dias de prazo. Essa foi a medida referendada pela Suprema Corte no julgamento concluído nesta semana. Dos 10 ministros do STF - Flávio Dino só toma posse nesta quinta-feira (22) -, apenas Edson Fachin não se manifestou sobre o assunto.

O pano de fundo para o adiamento do prazo é a negociação que envolve o governo de Minas e o governo federal. Neste momento, o Ministério da Fazenda analisa uma proposta alternativa para uma negociação da dívida de R$ 160 bilhões apresentada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Política ‘Rachadinha': STF autoriza quebras de sigilos bancário e fiscal de André Janones Política Disputa por relatoria trava CPI da Braskem, e reunião é adiada Política Em carta, prefeitos culpam mineradoras por frustração em acordo por desastre de Mariana Política Cem agentes da Força Nacional partem para Mossoró na busca de fugitivos de penitenciária Carregar Mais

A proposta prevê a federalização de empresas estatais mineiras — como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), bem como a utilização de créditos judiciais que Minas tenha direito a receber da União como forma de abater parte da dívida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oia Notícias Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp